Prevenção da Covid-19 durante o Carnaval

No Paraná, Secretaria de Saúde destaca importância de evitar aglomerações

Prevenção da Covid-19 durante o Carnaval
Secretaria do Paraná divulgou nota orientativa para a prevenção da Covid-19 durante o Carnaval (Foto: Freepik)

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) publicou a Nota Orientativa 01/2022, destacando a prevenção da Covid-19 durante o Carnaval e medidas de proteção ao coronavírus. Além da importância das pessoas completarem o esquema vacinal contra a Covid-19, devem redobrar os cuidados como o uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomerações.

O documento sobre prevenção da Covid-19 durante o Carnaval, publicado nesta quarta-feira (23), prevê que os eventos sejam em ambientes abertos, e nos casos de locais fechados, com capacidade máxima de lotação de 70%. Os organizadores também são responsáveis pela elaboração, execução e monitoramento do protocolo de segurança dos colaboradores, fornecedores e público em geral.

Leia também – Como cuidar da saúde no Carnaval

Leia também – Cuidados com o álcool durante o Carnaval

A Nota ainda ressalta as ações a serem executadas pelos organizadores dos eventos para que seja garantida a informação, como deverá ser o controle de acesso aos locais, os sanitários e a alimentação.

Uma das principais orientações para a prevenção da Covid-19 no Carnaval é de que qualquer pessoa que apresente sintomas de síndrome gripal (febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória) é considerada suspeita de Covid-19, devendo ser afastada dos locais onde estejam e submetida a avaliação médica e investigação.

Quem esteve em contato próximo (menos de um metro de distância sem o uso de máscara ou que teve contato físico direto) a um caso confirmado da Covid-19 durante o período de transmissibilidade, ou seja, entre dois dias antes e 10 dias após a data de início dos sinais ou sintomas do caso confirmado, deve ficar atento aos possíveis sinais e sintomas.

“É importante seguir essas recomendações e procurar atendimento médico se houver alguma dúvida. Em todos os casos, é fundamental completar o ciclo de vacinação. O monitoramento do cenário epidemiológico da doença está sendo feito constantemente pela secretaria”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

* Com informações da Sesa

Leia também – Hospital chama atenção para o risco de acidentes no Carnaval