Hospital chama atenção para o risco de acidentes no Carnaval

Campanha tem objetivo de alertar sobre importância do cuidado com saúde e segurança no feriadão

Risco de acidentes no carnaval
Risco de acidentes no Carnaval, em diferentes áreas, é tema de campanha de hospital (Foto: Pixabay)

Carnaval é uma data de diversão e lazer, mas também de preocupação para profissionais que lidam com a saúde, a segurança e o bem-estar da população. Por isso, um hospital de Curitiba (PR) está chamando atenção para o risco de acidentes no Carnaval.

Para alertar sobre a importância do cuidado com a vida durante o feriado prolongado, o Hospital Universitário Cajuru desenvolveu uma campanha de conscientização a ser reforçada até 2 de março. A iniciativa, veiculada no site e redes sociais da instituição, busca orientar a população sobre o risco de acidentes no Carnaval e as principais ocorrências nos prontos-socorros durante o período: acidentes de trânsito, lesões em práticas esportivas, acidentes domésticos e casos de violência.

Leia também – Covid-19: com ou sem “feriado”, Carnaval é motivo de alerta para infectologistas

Leia também – Quando o recuo da bateria pode ser a chance do samba continuar a pulsar

“São atendimentos que podem representar uma grande sobrecarga para os serviços de urgência e emergência do SUS”, explica o coordenador médico do Hospital Universitário Cajuru, José Rodriguez. Referência em traumas, a instituição trabalha 100% SUS e realiza, em média, 147 mil atendimentos por ano, entre internamentos, urgências e emergências, cirurgias e consultas ambulatoriais.

Dos pacientes que chegam ao HUC, uma grande parcela é de pessoas que sofreram acidentes de trânsito. De acordo com José Rodriguez, essas emergências têm um aspecto particular: a maioria delas é evitável. “É hora de pensar na saúde pública como um todo e buscar agir de forma preventiva. Ser responsável no trânsito, por exemplo, é decisivo para diminuir os acidentes e evitar uma sobrecarga maior do sistema de saúde”, afirma.

* Com informações da assessoria de imprensa

Leia também – Com aumento nos acidentes de trânsito, transfusões de sangue são mais necessárias