Decisão por liberar a máscara chegou: e agora?

Saúde Debate ouviu especialistas para saber as orientações enquanto a pandemia continua

liberar a mascara
Decisão por liberar a máscara foi pautada pelos atuais dados da pandemia (Foto: senivpetro/Freepik)

Vários estados e municípios brasileiros decidiram liberar a máscara como forma de proteção à Covid-19, tanto em ambientes externos quanto nos fechados. Os últimos a adotarem essas medidas foram o Estado do Paraná e a capital, Curitiba. Nesses dois casos, a recomendação é para que pessoas que apresentem sintomas respiratórios continuem usando a máscara. Em Curitiba, ela também deverá ser usada em serviços de saúde. Especialistas também alertam que pessoas imunossuprimidas devem redobrar os cuidados e seguir usando máscara.

Leia também – Pacientes oncológicos devem seguir usando máscaras, diz SBOC

Uma boa parte da população esperava pelo dia em que houvesse a decisão por liberar a máscara. Mas esse foi o momento adequado? O médico infectologista e epidemiologista do Centro de Pesquisa e Inovação da Unimed Curitiba, Moacir Pires Ramos, destaca que os dados atuais permitem a adoção de medidas como liberar a máscara. 

“Acredito que os dados, particularmente em Curitiba e no Paraná, permitem essa tomada de decisão. O risco não está sendo tão significativo a ponto de manter medidas de impacto social e econômico. Por isso, é possível seguir essa orientação neste momento. Mas devemos continuar vigilantes, ainda mais vendo os dados da Europa, Ásia e do Caribe. O monitoramento deve continuar. Caso for necessário, pode ser que se volte atrás em alguma questão, sempre aguardando a posição das autoridades sanitárias”, afirma. 

liberar mascara - moacir pires ramos
Moacir Pires Ramos (Foto: Jaelson Lucas/SMCS)

A médica Thatiane Nakadomari, infectologista do Hospital São Vicente Curitiba, também salienta que o cenário atual da pandemia é muito diferente em relação a outros momentos vividos nos últimos dois anos. Há um conjunto de fatores que devem ser considerados, como a queda no registro de novos casos e também de internamentos, além do avanço da vacinação contra Covid-19. “A quantidade de pacientes atendidos, tanto no sistema público quanto privado, diminuiu significativamente. Isso graças à vacinação. Hoje, o atendimento para casos de Covid-19 está bem baixo”, relata. 

Thatiane ressalta que as orientações repassadas pela prefeitura de Curitiba, de seguir com o uso da máscara caso surjam sintomas respiratórios, são muito importantes neste momento. O mesmo vale para a obrigatoriedade em espaços de serviços de saúde, onde há maior chance de circulação de pessoas doentes. 

O atual momento permite liberar as máscaras, que se tornaram um símbolo da pandemia de Covid-19. Segundo Thatiane, esse equipamento de proteção foi uma das principais estratégias para conter o avanço do coronavírus. “As máscaras ajudaram muito neste período, especialmente nos ambientes fechados, pois o coronavírus é de dispersão aérea”, avalia. No entanto, se a decisão por liberar a máscara totalmente foi correta neste momento, somente nos próximos dias, com o acompanhamento dos dados, de acordo com a médica. 

Leia também – Vacina Covid: quarta dose para idosos acima de 80 anos