Paraná declara fim da epidemia de H3N2

fim da epidemia H3N2
(Foto: marymarkevich / Freepik)

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) declarou o fim da epidemia de H3N2, relacionada à Influenza A. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30 de março). O status, até então válido, foi declarado no dia 12 de janeiro deste ano, após o aumento no número de casos e mortes que ocorreu fora do período sazonal. A decisão em decretar o fim da epidemia de H3N2 foi tomada pela diminuição progressiva no número de casos e óbitos da doença no Paraná.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, houve um grande número de aglomerações no final de 2021 e com isso, a transmissão do vírus se intensificou. “Foi uma epidemia junto com a pandemia, o alerta foi inevitável para conter a transmissão. Com a diminuição dos casos e a chegada da nova vacina da gripe, que combate o vírus, o cenário melhorou”, disse.

Leia também – Como se prevenir das doenças do outono

Quando foi decretada a epidemia sazonal, o Estado registrava 832 casos e 12 mortes, número maior do que o habitual para a época do ano, já que era verão. Com as festividades de fim de ano e férias, a transmissão se intensificou, aumentando a cada semana. Dos 399 municípios, 144 tinham, pelo menos, um caso da doença. Os dados foram coletados por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

A Sesa confirmou nesta terça-feira (29) mais três óbitos e 11 novos casos de H3N2 (um tipo do vírus Influenza A (H3). Agora, o Paraná soma 2.123 casos e 118 mortes pela doença. Os novos óbitos foram registrados nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina. Tratam-se de dois homens de 87 e 92 anos e uma mulher de 79 anos, respectivamente. Os pacientes estavam internados, possuíam comorbidades e não tomaram a vacina contra a Influenza no ano passado.

Os casos divulgados em 29 de março de 2022, referem-se a casos da semana Epidemiológica 12, com início dos sintomas até 21/03/2022 e coletados até o dia 23/03/2022. Os óbitos divulgados nesta mesma data ocorreram em 15/01/2022, 20/02/2022 e 21/03/2022. Há oito dias o Paraná está sem a ocorrência de casos e óbitos de Influenza A H3N2.

A transmissão dos vírus da Influenza ocorre com maior frequência durante os meses mais frios, no outono e inverno, podendo ter circulação em outras épocas do ano, devido às diferenças geográficas e climáticas. De acordo com o Ministério da Saúde, o termo epidemia é utilizado quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em uma larga área geográfica.

Vacina

Na próxima semana vai começar a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 04 de abril a 03 de junho de 2022, sendo o dia D de mobilização social, 30 de abril. A partir do dia “D”, a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) passará a ser contemplada.

A nova versão da vacina da influenza, que será distribuída, é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B, e é produzida pelo Instituto Butantan.

A Sesa destaca o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza, sendo uma das melhores formas de prevenção da doença, meio para evitar uma nova epidemia pelo vírus Influenza e uma vez que a vacina é a intervenção mais eficaz para evitar casos graves e óbitos por gripe.

 * Com informações da SESA

Leia também – Quando começa a vacinação contra a gripe?