Hospital de Curitiba (PR) comemora mil vidas salvas da Covid-19

O Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba (PR), atingiu a marca de mil altas hospitalares de pacientes que internaram para tratamento da Covid-19. Para celebrar esse marco, homenageou cada paciente que venceu a luta contra o vírus, com um gesto simbólico.

Foram plantadas pelos próprios profissionais da instituição, mil mudas de árvores nativas, cada uma, representando um paciente recuperado. Essa foi a forma que o hospital encontrou para ressignificar esse momento, que faz parte de um projeto recente do hospital, o ComVida, que como o próprio nome já diz, busca ver o lado positivo dos acontecimentos mesmo em tempos tão difíceis.

Leia também – Advogado passa 200 dias internado na luta contra Covid-19

Leia também – Humanização nos hospitais durante a pandemia de Covid-19

“É muito gratificante para nós termos participado da recuperação de tantos pacientes. Muito mais do que um número, são vidas, que estiveram em nossos cuidados e obtiveram uma nova chance. E já que o simbolismo mais conhecido da árvore é de representar vida, surgiu essa iniciativa, idealizada com muito carinho”, diz a Diretora Geral do HNSG, Ir. Maria de Fátima Sobral.

Cedida pela Sanepar, o Memorial do Rio Iguaçu foi uma das áreas escolhidas para o plantio das mudas. “Buscamos um local da cidade que pudéssemos contribuir com a restauração do ecossistema, que é o tema mundial do meio ambiente desse ano. Dessa forma, com esse ato simbólico de celebração da vida, esperamos também contribuir com a revitalização dessa área”, diz o engenheiro do HNSG, Alexandre Gutierrez. Entre as árvores nativas que foram plantadas estão mudas de araucária, ipê, araçá e gabiroba.

Pacientes agradecem pela vida

Recuperados da Covid-19, a ação simbólica também contou com a presença de três pacientes, a convite do hospital. Evandro Conrado é um desses pacientes. Ficou 31 dias internado no HNSG, sendo 20 intubado. Junto a esposa e sua filha, ele compareceu ao local para plantar a sua própria árvore. “Depois que você passa pela doença, as coisas simples se tornam muito maiores, é uma outra visão de vida”, diz Evandro.  

Leia mais sobre aqui – Covid-19: videochamadas têm impacto positivo na recuperação de pacientes

Leia também – Pacientes da UTI de hospitais de Curitiba recebem vídeos de familiares durante restrição de visitas devido ao Covid-19