Covid-19: videochamadas têm impacto positivo na recuperação de pacientes

    As videochamadas ajudam a conectar familiares e pacientes neste período de pandemia da Covid-19. No Hospital Municipal do Idoso, no bairro Pinheirinho, em Curitiba (PR), referência no atendimento de pacientes com Covid-19, as equipes têm se mobilizado para que o internado possa receber as videochamadas com a maior frequência possível. Elas têm impacto positivo na recuperação do doente.

    As videochamadas são realizadas pelos setores de Serviço Social, Psicologia e Terapia Ocupacional do Hospital do Idoso. Para fazê-las, as equipes seguem critérios específicos, como a avaliação clínica do paciente, e respeitam os horários estabelecidos pelo hospital, para que não afetem a rotina de cuidados do paciente e não coincidam com exames.

    Leia também – Pacientes da UTI de hospitais de Curitiba recebem vídeos de familiares durante restrição de visitas devido ao Covid-19

    Leia também – Efeito da pandemia: cuidados com o excesso de reuniões online e videochamadas

    A coordenadora de Serviço Social, Valéria Azevedo, enfatiza que estes critérios precisam ser observados, principalmente na complexidade do ambiente hospitalar. “Nós nos solidarizamos com as famílias e entendemos a ansiedade em contatar o familiar internado, mas as chamadas precisam ser feitas considerando estas condições pelo bem do paciente”, ressalva Valéria.

    Exceções

    A coordenada do Serviço Social explica que casos excepcionais, como uma notícia urgente que precisa ser dada, são analisados individualmente e em conjunto com a Equipe Multiprofissional. Nestes casos, inclusive, profissionais de outras áreas, como médicos e psicólogos, são chamados para avaliar. Para cada demanda, as decisões são tomadas sob um olhar humanizado.

    Leia também – Coronofobia: o medo da Covid-19 se torna vilão para a saúde mental