Pacientes da UTI de hospitais de Curitiba recebem vídeos de familiares durante restrição de visitas devido ao Covid-19

    Pacientes que estão em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Universitário Cajuru e do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), têm recebido mensagens por meio de vídeo ou áudio enviadas pelos parentes. Por causa da restrição de visitas nos hospitais devido à pandemia do novo coronavírus, equipes multidisciplinares têm recebido e encaminhado aos pacientes essas mensagens de carinho e conforto.

    Os vídeos são mostrados aos pacientes e geram momentos de contato com os familiares e alento em um período de tratamento em que há a necessidade de distanciamento social. Mesmo os pacientes desacordados são induzidos a ouvir as mensagens, tendo em vista estudos que apontam que, mesmo nessa situação, as pessoas podem ouvir o seu entorno.

    Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná

     

    Atendimento humanizado

    A ação foi pensada pelas equipes dos hospitais tendo em vista tanto o quadro de pandemia quanto a ações que já são realizadas pelos hospitais do Grupo Marista em um projeto de Atendimento Humanizado. Esse atendimento foca não apenas nos cuidados clínicos para que o paciente se recupere com exames, tratamentos e medicamentos, mas com a presença de um corpo clínico que tornar a passagem dos pacientes mais acolhedora nos dois hospitais.

     

    Segundo Sidnei Evangelista da Silva, do Serviço de Pastoral do Hospital Universitário Cajuru, o atendimento humanizado é entendido como um direito de todo ser humano. “No momento de grande vulnerabilidade física, emocional e espiritual receber um atendimento digno e de qualidade faz toda a diferença. Um atendimento humanizado transmite confiança e segurança para pacientes e familiares”.

     

    Por meio do atendimento humanizado, conforme explica Silva, respeita-se a individualidade de cada paciente, com empatia e boa comunicação entre paciente e familiares. “Zelamos pela transparência nas informações, no atendimento, prezamos pela escuta atenciosa, apoio e acolhimento, além de oferecer uma estrutura física acolhedora, além de ter por base o respeito e sensibilidade à dignidade humana”.

    Leia também – Paraná amplia estrutura hospitalar para combate ao Covid-19

    Leia também – Coronavírus: medidas que são adotadas pelos hospitais no atendimento e no combate à Covid-19