Confira as tendências para manter a saúde em 2022

Manter a saúde foi um grande desafio ao longo da pandemia de Covid-19. Aos poucos, a rotina vai sendo retomada e quem pratica atividades físicas regularmente consegue recuperar “o tempo perdido”. Neste mesmo movimento estão tantos brasileiros que, em função de tudo o que aconteceu, decidiram investir na própria saúde e começaram a praticar atividades, da maneira como era possível. E agora estão intensificando ou consolidando este hábito. Tudo isto se torna estímulo para quem parou durante os últimos 18 meses, por vários motivos, e que pode também – aos poucos – se adaptar para manter a saúde em dia. Por isso, conferir as tendências pode ajudar na consolidação ou neste impulso.

O número de pessoas que pratica exercícios físicos no Brasil é bastante considerável. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, por exemplo, os praticantes eram 30% da população, um crescimento de 8% em relação a 2013. Mas como praticar exercícios neste novo tempo? Quais atividades e práticas são seguras e podem levar os adeptos aos seus objetivos?

Leia também – Vantagens e cuidados da prática de esportes durante a pandemia

Leia também – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia dá dicas para as atividades físicas na quarentena

As aulas on-line, que surgiram como uma adaptação em meio à pandemia, seguem como tendência para manter a saúde em 2022. Esta e três formas de cuidar da saúde foram indicadas por cinco especialistas foram ouvidos pela Tecnofit, especialista em sistemas de gestão para academias, crossfit, studios e demais centros de prática de exercício físico orientado.

Confira as quatro tendências para manter sua saúde em dia em 2022, conforme os especialistas:

Aulas on-line 

As aulas on-line já apareciam como tendência para o segmento fitness em 2019, de acordo com o relatório do American College of Sports and Medicine (ACSM). Em 2021 ela foi a campeã desse mesmo relatório, e certamente deverá permanecer em evidência em 2022. “A pandemia foi um acelerador nesse crescimento. Outros pontos também foram fundamentais para a possível permanência dessa tendência: segurança, comodidade, tempo e economia”, comenta Felipe Kutianski, professor de Educação Física com alunos em sete países e pioneiro de calistenia em Curitiba.

Para quem optar por esta modalidade, é necessário lembrar que, independente das aulas serem gravadas ou ao vivo, o que importa é praticar sentindo-se seguro, confortável e não esquecer de manter a frequência.

Bike indoor 

Perder calorias e ainda fortalecer os sistemas cardíaco e respiratório. Essa é a premissa da bike indoor, uma aula que já vem ganhando espaço no Brasil. Para Cris Wotroba, CEO & Programmer na Steel Giants Fitness e Performance, os espaços com essa modalidade estão inovando, trazendo essas aulas repaginadas, com ênfase nos benefícios sociais e emocionais. Para quem gosta desse tipo de atividade física é uma ótima escolha;

Atividades ao ar livre  

Com o avanço da vacinação global e uma melhora no cenário pandêmico, as possibilidades de atividades ao ar livre em grupo são maiores. Depois de quase dois anos com restrições e distanciamentos sociais recomendados pela OMS para controle da pandemia, poder reencontrar pessoas, socializar com segurança é uma ótima pedida. No relatório da ACSM de 2021, as atividades ao ar livre estavam na 4ª posição. Para o professor Felipe Kutianski, essa prática deve continuar em alta em 2022. Os exercícios ao ar livre podem ir desde uma corrida individual até passeios de bicicleta em grupo, prática de yoga, assessoria esportiva, além de grupos de trilha e escalada.  

Performance mental 

Para a nutricionista Karine Holanda, os alimentos e nutrientes para performance mental estarão em alta no próximo ano. Para isso, uma alimentação equilibrada é fundamental. Ou seja, baixos níveis de açúcares e frituras, aliados a uma suplementação específica com antioxidantes, ômega 3, cogumelos e ervas adaptógenas.  Ainda segundo a nutricionista, o uso inteligente de estratégias nutricionais favorece o foco, a concentração e reduzem o estresse. 

 

Leia também – Veganismo: estilo de vida do futuro?

Leia também – Inconstância na atividade física pode ocasionar lesões e comprometer a saúde