Vantagens e cuidados da prática de esportes durante a pandemia

Você sabia que a definição de esportista é a pessoa que se dedica ao esporte, em qualquer modalidade, de forma amadora ou profissional? Ou seja, qualquer um pode treinar com o intuito de superar seus próprios limites, exercitar-se de modo divertido e/ou participar de competições de forma não profissional. Pensando nisso, praticar esportes e manter-se saudável pode ser um desafio diante da pandemia da Covid-19 para a grande maioria das pessoas, uma vez que estar em casa em segurança sempre será a melhor estratégia.

 

Em primeiro plano, é recomendável manter uma rotina e adaptar os exercícios no tempo disponível. Existem várias opções de atividades que podem ser feitas dentro de casa, como: andar rapidamente pela casa ou subir e descer escadas por 10 a 15 minutos, duas a três vezes por dia; escutar música e dançar, pular corda, fazer as aulas gratuitas em aplicativos (podem ser aulas de força muscular ou aeróbicas), usar esteiras ou bicicletas ergométricas, se estiverem disponíveis. É recomendada a prática de exercícios aeróbicos de moderada intensidade por, pelo menos, 150 minutos por semana ou, em média, 15 minutos por dia, adaptados à agenda individual de cada pessoa.

Leia também: Duas pandemias: inatividade física e Covid-19, qual a pior?

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia dá dicas para as atividades físicas na quarentena

Tratando-se de atividades ao ar livre, a coordenadora médica da Care Plus, dra. Martha L. Sulzbach Sallum, recomenda que a prática de atividades físicas seja individual, do tipo caminhada, corrida ou bicicleta. Vale lembrar também o quão importante é o uso da máscara e, caso esteja em locais com outras pessoas, o ideal é manter o distanciamento de 2 metros.

 

“Recomendo evitar esportes que tenham contato com outros jogadores (futebol, basquete, etc.), pois há a quebra do distanciamento social adequado, e sempre reforço o uso da máscara o tempo todo, caso esteja fora de casa ou na presença de outras pessoas que não morem com você”. Além disso, Sallum avalia que é possível diminuir a intensidade dos exercícios a fim de que as máscaras sejam mantidas cobrindo o nariz e a boca o tempo todo.

Você também pode gostar: O distanciamento social e as novas maneiras de olhar e cuidar da saúde física e mental

A médica também tem recomendações para quem está iniciando a prática de esportes. Uma delas é a de sempre procurar uma avaliação com clínico geral ou cardiologista antes de iniciar as atividades físicas de nível intermediário a intenso. E, mesmo com a chegada da vacina, todos os cuidados permanecem os mesmos, já que a imunidade da população somente será alcançada quando grande parte dela for imunizada. E, ainda é preciso que a comunidade médica e científica entenda como as vacinas se comportam no mundo real.

 

É importante ressaltar que, se houver suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, com sintomas como tosse, febre ou falta de ar, não realize atividades físicas e procure atendimento médico. Para adeptos de dos exercícios que tiveram Covid-19 e já se recuperaram, a recomendação é só retomar a prática após a liberação clínica.

Leia também – Quais os benefícios de manter uma rotina de exercícios?