A popularidade da creatina aumentou o consumo indevido da substância, por isso a importância de conhecer melhor o suplemento
Segundo a Pesquisa de Mercado ABIAD “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, em 2020, 59% das famílias brasileiras possuíam pelo menos uma pessoa dentro de casa consumindo suplementos alimentares. Os motivos são diversos, mas em sua maioria é em relação ao exercício físico, ainda mais quando é a creatina, que os benefícios mais conhecidos são o ganho de força e hipertrofia muscular.
No entanto, para ter um resultado saudável no corpo, a melhor recomendação é a prática constante de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. O uso da creatina deve ser apenas para quem passou por uma orientação nutricional e médica e cumpre com os requisitos básicos para não sofrer efeitos colaterais prejudiciais.
A seguir, descubra o que são realmente os suplementos alimentares, as funcionalidades da creatina, quais são as normas regulamentadas pela Anvisa e os seus principais benefícios, efeitos colaterais e contraindicações. Confira!
O que são suplementos alimentares?
Segundo a Resolução Nº 243 de 2018, suplemento alimentar é o produto para ingestão oral, apresentado em formas farmacêuticas, destinado a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados.
Como eles contém nutrientes necessários para o corpo humano, embora muitos encontramos em alimentos comuns do dia a dia, alguns suplementos específicos possuem uma quantidade maior de proteínas,