Evite anemia ferropriva com dicas da PROTESTE



A falta de ferro no sangue pode agravar outros problemas de saúde e comprometer a qualidade de vida do paciente

Uma alimentação de qualidade é fundamental para preservar a saúde e manter o bem-estar de uma pessoa, especialmente porque uma dieta equilibrada e rica em nutrientes ajuda a evitar doenças que debilitam o organismo, como a anemia por deficiência de ferro.

A falta desse mineral traz uma série de sintomas que prejudicam a qualidade de vida e a rotina, pois fazem com que uma pessoa tenha menos disposição para fazer suas atividades diárias. Além disso, a anemia pode desencadear problemas de saúde mais sérios se o tratamento não for feito rapidamente. 

Banner canal Reclame

Por isso, é fundamental entender do que se trata, quais são seus sintomas, como é feito o diagnóstico e quais alimentos estão entre as opções que contribuem para evitar o aparecimento da anemia ferropriva.

O que é anemia ferropriva?

A anemia ferropriva, também chamada de anemia por deficiência de ferro no organismo, tem como característica o baixo nível de hemoglobina, ferritina, transferrina, hematócrito. Elas são responsáveis por muitas funções no organismo, algumas delas são o armazenamento e transporte do ferro

A hemoglobina, por sua vez, compõe quase 50% do sangue e é responsável pelo transporte de oxigênio do pulmão para o todo organismo, por isso são essenciais para a vida das células. 

Quando o organismo sofre de anemia, o nível de hemoglobina está abaixo do normal, geralmente por causa da ausência de nutrientes. A unidade para medir a substância é g/dL, que representa a quantidade de grama por decilitro, décimo de litro. Os níveis de hemoglobina considerados normais são:

  • 13g/dL para homens;
  • 12g/dL para mulheres;
  • 11g/dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.

O baixo nível de hemoglobina resulta na falta de oxigenação dos tecidos, já que o sangue perde sua capacidade de transportar o oxigênio necessário para o funcionamento eficiente dos…



Leia Mais >