Pedra no rim: causas, sintomas e tratamento



Muitos brasileiros convivem com a doença, mas o problema pode ser evitado com alguns hábitos

Cuidar da saúde é algo primordial para nós seres humanos, pois os hábitos do dia a dia impactam na forma como vivemos. Problemas relacionados aos sistemas do corpo são mais comuns do que parece, sobretudo quando falamos do sistema circulatório e sistema urinário, como ter pedra no rim.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 13% da população mundial possui cálculos renais e, no Brasil, o número representa 5% dos habitantes. Pode parecer pouco, mas se no país existem 212 milhões de pessoas, significa que pelo menos 10 milhões têm cálculo renal

Banner canal Reclame

Você provavelmente conhece alguém que já teve ou tem esse problema, certo? A grande questão é que, quando não bem monitorado, pode causar algumas complicações.

Outro dado da pesquisa informa que, no verão, aumenta em 30% a incidência de pedra no rim. Como o Brasil é um país tropical, com altas temperaturas o ano todo, é importante você se cuidar para não desenvolver esse problema.

Continue a leitura e descubra mais sobre essa doença, suas principais causas, como tratar e se prevenir.

Pedra no rins: o que é?

Primeiramente, é importante saber o que é o rim. O corpo humano possui dois rins que podem ser definidos como glândulas responsáveis por filtrar e excretar dejetos presentes no sangue. Por isso, são os principais órgãos do sistema urinário. Eles possuem entre 10 e 13 cm e estão localizados na região lombar.

Sua importância é tanta que a insuficiência renal é considerada fatal e precisa de cuidados intensivos para ser revertida com sucesso.

As pedras nos rins, ou também conhecidas como cálculos renais, são formações endurecidas no formato de pedrinhas em cristais, que se formam nos rins ou nas vias urinárias. Os motivos delas surgirem são diversos, vão desde a alimentação até o baixo consumo de água.

Dica: Segurança alimentar: entenda a importância

É importante…



Leia Mais >