A crise da saúde em Manaus, em função do agravamento da pandemia de Covid-19, e a descoberta de uma nova variante do coronavírus na Amazônia estão chamando atenção de especialistas e autoridades sanitárias. Caso não sejam tomados os cuidados epidemiológicos necessários, a nova cepa do coronavírus detectada em Manaus pode se disseminar pelo Brasil. A afirmação é do médico infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, vice-diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR).
A capital paranaense, por exemplo, comunicou nesta quinta-feira (21 de janeiro) que encaminhou material coletado de pacientes com diagnóstico positivo para Covid-19 à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). São amostras de nove pessoas que estavam em Manaus e que viajaram para Curitiba, quando apresentaram sintomas. Três delas estão hospitalizadas.
Leia mais – Curitiba investiga nova variante do coronavírus
Leia também – Definido o plano nacional de vacinação contra Covid-19
De acordo com Costa Junior, a nova variante do coronavírus pode se espalhar para outras regiões do país devido à falta de cuidados epidemiológicos por parte da população. Além disto, a cepa chama a atenção por ser mais infectante, ou seja, pode atingir um número maior de pessoas.
Victor Horácio de Souza Costa Júnior lembra que a vacina é eficaz mesmo diante dessa variante, mas que o problema precisa ser combatido com a conscientização e ação de toda sociedade. “O isolamento social, o distanciamento, a higienização das mãos, a etiqueta ao tossir e o uso da máscara são fundamentais. Fazendo isso, estamos nos protegendo e cuidando também de quem amamos”, recomenda o médico.
Acompanhe mais detalhes no vídeo abaixo:
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/S66tvJhjsGE” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
Leia também – Fiocruz confirma caso de reinfecção por nova variante do coronavírus no Amazonas
Leia também – Instituto detecta paciente na Bahia com reinfecção com variante do coronavírus
Leia também – Investigação da nova variante do coronavírus no Brasil