Nova cepa do coronavírus é mais transmissível?

    A notícia da circulação de uma nova cepa do SARS-CoV-2, o novo coronavírus e que causa a Covid-19, está gerando bastante preocupação. A variante está sendo observada especialmente no Reino Unido, mas vários países já detectaram casos. Com isso, várias nações proibiram voos com origem do Reino Unido neste mês de dezembro. Uma das perguntas mais frequentes neste momento é: a nova cepa do coronavírus é mais transmissível?

    Segundo especialistas, a nova cepa do coronavírus é considerada potencialmente 70% mais transmissível do que a anterior. Ela foi detectada primeiramente em setembro, na Inglaterra, e rapidamente se tornando a cepa dominante em Londres e outras regiões do país. Essa variante, há algumas semanas, era associada a 15% dos casos de Covid-19 na Inglaterra e agora é responsável por 60% dos casos

    No entanto, especialistas do país ainda não têm a conclusão se nova cepa do coronavírus é mais transmissível e também mais mortal. Os pesquisadores ainda não conseguiram apontar porque essa variante, ou seja, essa mutação do vírus se espalha mais rápido. Autoridades sanitárias em diversos países haviam anunciado há meses que o novo coronavírus poderia sofrer mutações e era preciso manter as medidas de proteção para evitar a propagação da doença.

    Leia também – Gestantes podem tomar a vacina contra Covid-19?

    Proteção da vacina contra nova cepa do coronavírus

    No dia 21 de dezembro, especialistas da União Europeia divulgaram que as atuais vacinas contra a Covid-19 permanecem eficazes contra a nova variante do coronavírus. A informação foi comunicada por meio do governo da Alemanha.

    * Com informações do portal do UOL e Estadão

    Leia também – FenaSaúde descarta vacinação contra Covid-19 no setor privado