Fiocruz confirma caso de reinfecção por nova variante do coronavírus no Amazonas

    A Fundação Oswaldo Cruz Amazônia identificou um caso de reinfecção com a nova variante do coronavírus que teve origem no Amazonas. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (14 de janeiro). A reinfecção foi reconhecida após o sequenciamento genômico de amostra de uma mulher de 29 anos, com sintomas leves da Covid-19. A paciente teve caso da doença confirmado em 30 de dezembro, mas já havia tido a doença em março do ano passado.

    A instituição vai realizar pesquisas para verificar a relação da nova variante do coronavírus com a possibilidade de reinfecção, para descobrir se a cepa encontrada na região está “burlando” os anticorpos gerados em uma primeira infecção.

    Leia também – Fiocruz confirma nova variante do coronavírus no Amazonas

    A nova variante do coronavírus no Amazonas foi confirmada pela Fiocruz nesta semana. Segundo a instituição, ela provavelmente surgiu entre dezembro e janeiro e pode estar relacionada com a explosão de casos de Covid-19 no estado.

    O primeiro relato desta nova variante aconteceu após quatro viajantes que passaram pela Amazônia e que retornaram para o Japão. As autoridades japonesas identificaram 12 mutações nesta nova cepa, sendo uma delas a mesma já identificada nas novas variantes com origem no Reino Unido e na África do Sul.

    * Com informações do UOL

    Leia também – Investigação da nova variante do coronavírus no Brasil

    Leia também – Instituto detecta paciente na Bahia com reinfecção com variante do coronavírus

    Leia também – Nova cepa do novo coronavírus: variante do SARS-CoV-2 deixa comunidade científica brasileira em alerta