Acupuntura para Insônia – CMBA


Autor: Dr. Marcus Yu Bin Pai

Insônia pode ser definida como um distúrbio do sono que pode ser agudo ou crônico baseado no início e no duração dos episódios. Com o aumento contínuo de casos de insônia, parece ser um dos desafios clínicos mais comuns para o bem-estar físico e mental dos indivíduos.

Insônia primária resulta em dificuldades que afetam o funcionamento diurno devido ao início do sono e  distúrbios de manutenção, tais como dificuldades em adormecer, sono agitado ou sonolência. Insônia não tratada pode levar à fatiga diurna, diminuição do estado de alerta e inquietação.

Estudos clínicos mostram que indivíduos sofrendo de insônia têm maior risco de hipertensão, transtornos mentais  como ansiedade e depressão, derrame e imunidade reduzida. Contudo, não foi dada atenção suficiente para resolver efetivamente a condição.

Atualmente, o tratamento para insônia inclui tratamento psicológico, ou seja, terapia cognitiva comportamental (CBT) com medicamentos. A terapia cognitiva se mostrou eficaz, contudo os pacientes têm acesso limitado a ela. O tratamento farmacológico para insônia primária atua como defesa de primeira linha contra a doença.

Sedativos como benzodiazepina e barbitúricos são prescritos para o tratamento da insônia, contudo, eles são prescritos somente para alívio sintomático de curto prazo. O uso de longo prazo de tais medicamentos podem levar à sedação, dependência, tolerância ou toxidade neurológica.

Em meio às opções inadequadas de tratamentos disponíveis, a acupuntura oferece uma da alternativas terapêuticas mais populares e seguras. A acupuntura permite o equilíbrio corporal e a restauração do funcionamento psicológico adequado por meio da inserção de agulhas nos acupontos específicos. Foi relatado que o tratamento de acupuntura pode aumentar os níveis de serotonina e ácido aminobutírico, enquanto reduz os níveis de glutamato.

Há…



Leia Mais >