Estou com sintomas da Covid-19: o que fazer?

Após as festas e confraternizações de fim de ano, mesmo com a recomendação para não aglomerar, as autoridades de saúde esperam um aumento no número de casos de Covid-19 em janeiro de 2021. Então, o que fazer se estiver com sintomas da Covid-19?

A primeira recomendação é o isolamento, antes mesmo do surgimento dos sintomas, para quem decidiu viajar. A Secretaria de Saúde de Curitiba (PR) está aconselhando um isolamento mínimo de sete dias no retorno de quem viajou, seja de carro, de ônibus ou de avião.

Nestes sete dias de isolamento, a pessoa deve ficar atenta aos sintomas respiratórios, como tosse, sinusite, dor de garganta, febre. Caso nesse período tenha qualquer um desses sinais, é necessário ligar para a Central de Teleatendimento (41 3350-9000 – serviço para moradores de Curitiba) que a equipe da Secretaria Municipal da Saúde passará todas as recomendações. A central funciona todos os dias, das 8h às 20h.

Sintomas da Covid-19: o que fazer?

Se depois dos encontros surgiram sintomas da Covid-19, a primeira medida é o isolamento, segundo especialistas. Restringir o contato ajuda a não transmitir o vírus para outras pessoas Paralelamente, a pessoa deve buscar um serviço de saúde (seja presencialmente, mas com todos os cuidados, seja por telemedicina), fazer o exame que diagnostica a Covid-19 e seguir as recomendações e protocolos. Isto inclui o isolamento, mesmo no período de espera do resultado do teste.

Segundo Zarifa Khoury, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, é ideal buscar o serviço de saúde no início da infecção, diferente da recomendação inicial da pandemia, quando ainda não se conhecia tanto sobre a Covid-19. Isso vai permitir a prescrição individualizada, com medicamentos que vão ajudar na reação do organismo à infecção.

Além do isolamento e da busca por atendimento médico, é essencial avisar sobre o que está acontecendo às pessoas com as quais teve contato, pelo menos nos últimos cinco dias. Isto deve acontecer mesmo no período de suspeita, quando não há confirmação do resultado do exame. Com o resultado positivo, estas pessoas também devem permanecer em isolamento por 14 dias.

Confira abaixo outras orientações publicadas ao longo da pandemia no Saúde Debate:

Dúvidas sobre o coronavírus e Covid-19? Perguntas e respostas sobre higiene pessoal, animais de estimação e máscaras

Dúvidas sobre o coronavírus e Covid-19? Perguntas e respostas sobre compras, ambiente de trabalho e higiene

Cuidados mais seguros para tratamento de pacientes em casa durante a pandemia

Isolamento domiciliar: o que fazer se apresentar sintomas do novo coronavírus

O que é mito e verdade sobre o novo coronavírus?

Sequelas da Covid-19: a vida não voltou ao normal após a alta hospitalar

Fase inflamatória da Covid-19 também pode acometer pacientes sem complicações pulmonares

* Com informações do Estadão e Bem Paraná