Vacina Covid: quarta dose para idosos acima de 80 anos

quarta dose para idosos
Recomendação sobre quarta dose para idosos partiu do Ministério da Saúde (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Após vários questionamentos e especulações sobre a sequência da vacinação contra Covid-19, as informações sobre quarta dose para idosos acima de 80 anos foram divulgadas nesta quarta-feira (23 de março) pelo Ministério da Saúde. A pasta recomenda a aplicação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) em pessoas a partir desta idade. Isto deve acontecer quatro meses após a terceira dose e a orientação é que o imunizante seja preferencialmente da Pfizer. Com a nova informação sobre a quarta dose para idosos acima de 80 anos, a pasta amplia o público-alvo para este novo esquema vacinal. Até então, a quarta dose (ou segunda de reforço) era destinada apenas para pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos.

Leia também – Check-up pós-Covid

Leia também – Como conviver com as sequelas da Covid-19?

Além da Pfizer, o ministério disse que as vacinas da Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas na aplicação da segunda dose de reforço, independentemente do imunizante anterior. A pasta reforça que há doses suficientes da Pfizer para aplicação neste grupo de idosos.

São Paulo

O Estado de São Paulo deu início no dia 21 de março a aplicação da quarta dose para idosos acima de 80 anos de idade. A imunização é uma recomendação do Comitê Científico da Covid no Estado e deve atingir cerca de 900 mil pessoas nesta faixa etária. As recomendações estaduais são as seguintes: poderão receber a quarta dose quem tomou dose adicional (terceira dose) há pelo menos quatro meses. A recomendação é que todos os imunizantes disponíveis na rede poderão ser aplicados nesta nova etapa da campanha.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também – Pacientes oncológicos devem seguir usando máscaras, diz SBOC