Pacientes oncológicos devem seguir usando máscaras, diz SBOC

Recomendação é da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

pacientes oncológicos devem seguir usando máscaras
Pacientes oncológicos devem seguir usando máscaras conforme recomendação da SBOC: são pessoas imunossuprimidas (Foto: Benzoix / Freepik)

Diversas regiões do Brasil têm flexibilizado o uso de máscaras. Algumas aboliram a obrigatoriedade da proteção em locais abertos, como São Paulo, e outras também em espaços fechados, como Rio de Janeiro e Brasília. Para a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), pacientes oncológicos devem seguir usando máscaras em todos os ambientes.

A entidade também recomenda os pacientes a prosseguirem com os demais protocolos de proteção, como evitar aglomeração, higienizar constantemente as mãos e vacinar-se, de acordo com acompanhamento do médico oncologista. “Embora os parâmetros epidemiológicos demonstrem tendência de redução nas transmissões de Covid-19, as pessoas imunossuprimidas, como é o caso de muitos pacientes com câncer, devem manter o uso da máscara”, diz o presidente da SBOC, Paulo Hoff.

Leia também – Saiba qual é a melhor máscara para se proteger contra a Ômicron

A SBOC não recomenda apenas que pacientes oncológicos devem seguir usando máscaras. A entidade defende ainda a permanência do uso de máscaras em ambientes fechados, como hospitais e transportes públicos, a todas as pessoas. A SBOC também recomenda que estados e municípios monitorem continuamente as taxas de contágio e de imunização de adultos e crianças a fim de rever políticas públicas de saúde, sempre que necessário.

* Com informações da assessoria de imprensa

Leia também – Eu devo continuar usando a máscara após a vacina?