Ministério da Saúde tem canal exclusivo para esclarecer fake news

O Ministério da Saúde possui um canal de comunicação exclusivo com a população para esclarecer as chamadas fake news na área da saúde. O projeto se chama “Saúde Sem Fake News”.

O objetivo é esclarecer as informações que circulam principalmente nas redes sociais, sinalizando se as mesmas são verdadeiras ou falsas. Para isto, qualquer cidadão brasileiro poderá encaminhar gratuitamente a mensagem que recebeu e que quer tirar a dúvida se é fake news ou não. Basta enviá-la ao WhatsApp do Ministério da Saúde: (61) 99289-4640. Este número serve exclusivamente para este serviço.

A equipe responsável repassa as informações para os profissionais de saúde nas áreas técnicas do Ministério para a verificação. Posteriormente, o conteúdo é publicado no site do órgão, com um carimbo que informa se é fake news ou não. Os esclarecimentos também são publicados nas redes sociais do Ministério da Saúde. Desta forma, é possível disseminar e compartilhar informações de forma segura. 

O portal Saúde Debate também vai publicar este conteúdo apurado e produzido pelo Ministério da Saúde, como contribuição no movimento para erradicação das fake news. Semanalmente, os leitores vão acompanhar as dúvidas que foram esclarecidas por especialistas do órgão federal.

Além disto, o Saúde Debate também produz um podcast que tem como foco esclarecer importantes assuntos na área da saúde, inclusive no formato “mitos x verdades”. É possível acompanhar o primeiro episódio do podcast Saúde Debate clicando aqui.

O Ministério reforça que a saúde tem sido alvo de muitas fake news. São informações sem respaldo científico e que disseminam, por exemplo, tratamentos não comprovados para graves doenças. Por isto, os prejuízos que elas causam são imensos.