Dia Mundial de Luta contra o Câncer: prevenção é a palavra-chave

Chamar atenção para adoção de hábitos mais saudáveis e o estímulo para a realização de exames regulares estão entre os objetivos do Dia Mundial de Luta contra o Câncer, lembrado no dia 08 de abril. Nesta data, a população recebe um alerta sobre a importância da prevenção da doença.

Prevenção é a palavra-chave quando se fala em câncer e os dados comprovam isto. Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), divulgadas em fevereiro deste ano, serão 625 mil novos casos de câncer no Brasil por ano, no período de 2020 a 2022.

Ainda segundo o instituto, o câncer de pele não melanoma deve permanecer como o mais incidente no país, com a expectativa de 177 mil novos casos por ano. Em seguida está com o câncer de mama e próstata, com 66 mil casos cada; cólon e reto, com 41 mil casos; traquéia, brônquio e pulmão, com 30 mil; e, estômago, com 21 mil. Os dados do INCA podem ser consultados clicando aqui.

Os números mostram que é necessário este alerta para a prevenção, que acontece com hábitos de vida mais saudáveis e acesso ao serviço de saúde, o que inclui a realização de exames regulares, por exemplo.

“Essa doença afeta todas as faixas etárias e níveis sócio-econômicos. Converteu-se em uma epidemia em nível global nos últimos anos. Mas é possível prevenir até 30% de todos os casos de câncer que acontecem no mundo”, afirma o médico oncologista Bruno Roberto Braga Azevedo, que integra o corpo clínico do Hospital São Vicente, de Curitiba (PR), e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) – regional Paraná.

De acordo com ele, no Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, é essencial a abordagem de toda a sociedade para impulsionar os esforços de combate e controle desta doença. E a ação é contínua. Azevedo vai comentar sobre a importância do esporte na vida da população e, consequentemente na prevenção do câncer, em uma live do Instagram do SBCO-PR nesta quinta-feira, dia 09 de abril.

Acompanhe também um dos episódios do podcast do Saúde Debate que aborda os mitos e verdades sobre o câncer. Clique aqui.

Leia também: Câncer – conheça os diferentes tipos de tratamento