A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a indicação da vacina Comirnaty, da Pfizer, para crianças com 12 anos de idade ou mais. Com isso, a bula da vacina passará a indicar essa nova faixa etária para o Brasil. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (11 de junho).
De acordo com a agência, a ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório que indicaram a segurança e eficácia da vacina para esse grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa.
Leia também – Vacina da Pfizer: como funciona o imunizante contra Covid-19?
Leia também – Estudo aponta que vacina da Pfizer produz menos anticorpos em pessoas acima de 80 anos
Antes, a vacina Comirnaty estava autorizada para pessoas com 16 anos de idade ou mais. Até o momento, esta é a única entre as vacinas autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos.
A vacina da Pfizer foi a primeira a receber o registro definitivo para vacinas contra Covid-19 no Brasil.
OMS
A Organização Mundial da Saúde divulgou, também nesta sexta-feira, um vídeo explicando que a vacinação de crianças contra Covid-19 ainda não é uma prioridade. No vídeo, a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, cita que as crianças podem ser infectadas e transmitir o coronavírus, mas correm um risco menor de desenvolver uma forma grave de Covid-19.
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/FSdUsOQgIn0″ title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
Leia também – É possível tomar duas doses de vacinas diferentes contra Covid-19?
Leia também – Quanto tempo dura a proteção da vacina contra Covid-19?