Queda na vacinação contra a pólio no Brasil levanta alerta





A queda na vacinação contra a poliomielite no Brasil vem preocupando as autoridades sanitárias e já levanta o alerta para a possibilidade do surgimento de novos casos de infecção pelo vírus. Segundo dados oficiais, o país não tem registros da doença desde 1989.





Informações divulgadas recentemente pelo Ministério da Saúde indicam que a cobertura vacinal com três doses contra a pólio foi de apenas 67,71% em 2021 – atingindo o menor patamar desde 2018, quando a taxa ficou em 89,54%.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), a taxa de imunização completa, com mais dois reforços aos quatro anos de idade, foi ainda menor: apenas 51,84%. No Nordeste e no Norte do país, o cenário é mais preocupante, já que o percentual para a imunização completa é de apenas 42% e 44%, respectivamente.



NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉




NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉


Diante do cenário, o Brasil foi classificado como de alto risco para a volta da doença pela Opas (Organização Panamericana de Saúde). A avaliação feita pela organização leva em conta fatores como vigilância sanitária, condições de enfrentamento para um possível novo caso e a cobertura vacinal.









A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que os países implementem medidas para aumentar a cobertura de vacinação contra a pólio para 95%. Em outubro do ano passado, o Ministério da Saúde chegou a realizar um…



Leia Mais >