Por que a cabeça coça?

Dermatites, pediculose, estresse... a causa da coceira no couro cabeludo pode ser variada e multifatorial

por que a cabeça coça
(Foto: Cookie_Studio / Freepik)

Se existe um incômodo, é esse: por que a cabeça coça? Se o couro cabeludo de uma pessoa coça, existe algum problema. De leve a intenso, o prurido (coceira) pode ter causas variadas e até multifatoriais, conforme explica Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia e Diretor Médico do Instituto do Cabelo.

A resposta para “por que a cabeça coça” passa por uma série de análises. As principais causas da coceira do couro cabeludo, segundo o especialista, são:

– Pediculose – especialmente vista em crianças, a pediculose é a presença de parasitas na cabeça, as lêndeas e piolhos. Existem medicamentos específicos para o problema, à venda na farmácia, mas é interessante que os pais consultem um médico e tricologista antes de medicar os pequenos, porque pode existir alguma reação alérgica ou interação com outros medicamentos que a criança faça uso.

Leia também – Dormir bem ajuda os cabelos!

Leia também – Síndrome pós-Covid e queda de cabelo: a alimentação pode ajudar

– Dermatite seborreica – É uma inflamação no couro cabeludo, que se manifesta pela presença de caspa. A dermatite seborreica causa coceira e tem tratamento – que é adotado conforme o perfil do paciente e intensidade do problema. Pode incluir desde shampoos e medicamentos de uso tópico até medicamentos por via oral.

– Dermatite química – É aquela causada a partir de um procedimento químico realizado nos cabelos, como um alisamento, descoloração ou até tintura. Dependendo da extensão do problema e do dano, a coceira será tratada com medicamentos específicos.

– Estresse – Por que a cabeça coça? O estrsse pode estar ligado a isso também. O estresse pode causar coceira frequente e intensa no couro cabeludo. Além de ser necessário realizar um tratamento na raiz do problema – a causa do estresse –, é possível adotar shampoos e medicamentos de uso tópico para o alívio dos sintomas. Mas, o problema só melhora ou desaparece quando o paciente muda de estilo de vida e consegue amenizar o estresse sofrido no cotidiano.

– Alterações na glândula tireoide – Quem tem problemas na tireoide pode apresentar ressecamento do couro cabeludo, coceira e descamação. Essas pessoas devem realizar, simultaneamente, o tratamento da tireoide, com endocrinologista, e do couro cabeludo, com médico e tricologista.

por que a cabeça coça - Luciano Barsanti
Luciano Barsanti (Foto: Divulgação)

O especialista alerta que, para responder a pergunta “por que a cabeça coça”, é necessário procurar ajuda. Antes de se adotar um tratamento, é fundamental que o paciente passe por um diagnóstico correto. “Não adianta utilizar um shampoo para alívio da coceira se seu caso for relacionado ao funcionamento da tireoide, por exemplo, porque ele não terá fim. Para cada caso, deve haver um diagnóstico e tratamento adequados”, ensina.

* Com informações da assessoria de imprensa

Leia também – Impactos da dermatite na qualidade de vida