HPV: dose única da vacina é suficiente para jovens, diz OMS





Uma única dose da vacina contra HPV (papilomavírus humano), vírus causador do câncer de colo do útero, é eficaz para imunizar jovens entre nove e 20 anos, segundo o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE) da Organização Mundial da Saúde (OMS).





De acordo com a entidade, o comitê avaliou evidências de diversos estudos feitos nos últimos anos e concluiu que uma vacina de dose única oferece proteção sólida contra o HPV, comparável ao esquema feito com duas doses. A vacinação contra o papilomavírus humano existe desde 2006, mas até agora são recomendadas duas doses.

O HPV é o vírus sexualmente transmissível causador da maior parte dos casos de câncer de colo do útero, quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres de todo o mundo. A nova recomendação da SAGE, segundo a OMS, é sustentada pela preocupação da entidade com a lenta introdução da vacina contra o HPV nos programas de imunização.



NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉




NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉


Além disso, segundo a OMS, a cobertura vacinal contra o HPV com duas doses chegou a apenas 13% das mulheres no planeta em 2020. No mesmo ano, 340 mil pessoas morreram com a doença, sendo 90% dos novos casos e óbitos em países de baixa ou média renda.









De acordo com Alejandro Cravioto, presidente da SAGE, a nova recomendação “permitirá que mais meninas e mulheres sejam vacinadas e, assim,…



Leia Mais >