É seguro dormir com tampões de ouvido todas as noites?

tampões de ouvido
(Foto: Ilustração/Freepik)

Dormir com tampões para os ouvidos pode melhorar significativamente a qualidade do sono. Para muitas pessoas, os tampões de ouvido são a única maneira de bloquear sons enquanto dormem, como o ruído de uma rodovia próxima ou de um parceiro que ronca.

Leia também – A saída para melhorar o sono está no seu prato

A qualidade do sono importa tanto quanto a quantidade. Sons altos podem acordar uma pessoa de um sono profundo. Isso tem efeitos duradouros, mesmo que você acorde apenas por alguns segundos. Leva algum tempo para o corpo retornar àquela fase de sono profundo que o corpo precisa.

O sono de baixa qualidade por um longo período de tempo pode aumentar o risco de:

  • pressão alta
  • golpes
  • diabetes
  • ataques cardíacos
  • obesidade
  • depressão

O sono ruim também está ligado à inflamação e à redução da função imunológica, que afetam negativamente a saúde.

Há algum efeito colateral?

Tampões de ouvido são geralmente seguros. No entanto, eles vêm com alguns efeitos colaterais potenciais, especialmente para quem os usa regularmente.

Com o tempo, os tampões de ouvido podem empurrar a cera de volta para o ouvido, causando um acúmulo. Isso pode gerar vários problemas, incluindo perda auditiva temporária e zumbido.

Tampões de ouvido também podem causar infecções de ouvido. Embora possam acontecer devido ao acúmulo de cera, as bactérias que crescem nos tampões também podem ocasioná-las. As infecções de ouvido geralmente são dolorosas e podem ter complicações duradouras, como perda auditiva, se não forem tratadas.

*Informações Assessoria de Imprensa

Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui