Crioimersão: veja como a técnica ajuda na recuperação física





Considerada parte da crioterapia, conjunto de técnicas que utilizam o frio como tratamento terapêutico, a crioimersão é uma atividade clínica em que o paciente é colocado em uma banheira de gelo para auxiliar a recuperação física após atividades de alta intensidade.





Como é feita e indicações

Para a realização do tratamento, o paciente é imergido em uma banheira com água e gelo, em uma temperatura igual ou menor do que 4ºC.

De acordo com o professor do curso de fisioterapia da Universidade Cruzeiro do Sul, Igor Phillip dos Santos Glória, a crioimersão pode ser indicada para diferentes situações clínicas.



NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉




NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉


“No esporte, ela é muito indicada para a recuperação após a prática da atividade esportiva, o famoso Recovery, sendo realizada a imersão dos membros inferiores em uma banheira com gelo, por um período de sete a 10 minutos”, conta.









Além disso, a técnica também pode ser aplicada em pacientes que sofrem lesões ortopédicas, para controle inflamatório e alívio da dor. “Um exemplo disso é o tratamento após a entorse de tornozelo, que pode ser realizado com a imersão do tornozelo e do pé do paciente em um balde com água e gelo”, explica o especialista.

Frequência em que a crioimersão pode ser realizada

A indicação para o tratamento varia de acordo com a condição de cada paciente. Entretanto, a crioimersão…



Leia Mais >