OMS quer ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a largarem tabaco para reduzir risco de Covid-19

    Uma nova iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros ajudará os 1,3 bilhão de usuários a largarem o tabaco. Parar de fumar é mais importante do que nunca, pois as evidências revelam que fumantes são mais propensos do que não fumantes a desenvolver a forma grave da Covid-19.

    O projeto Access Initiative for Quitting Tobacco fornece às pessoas acesso gratuito à terapia de reposição de nicotina e a uma profissional de saúde digital, chamada Florence, baseada em inteligência artificial que dissipa mitos em torno da COVID-19 e tabaco e ajuda as pessoas a desenvolverem um plano personalizado para deixar de fumar.

    Leia também – Fumantes têm mais tendência a desenvolver sintomas graves de Covid-19

    A iniciativa é encabeçada pela OMS junto à Força-Tarefa Interagencial das Nações Unidas sobre a Prevenção e Controle de doenças não transmissíveis, PATH e Coalition for Access to NCD Medicines and Products, com apoio do setor privado.

    A inteligência artificial Florence foi criada com a tecnologia desenvolvida pela empresa Digital People, com sede em São Francisco e Nova Zelândia, Soul Machines, com suporte da Amazon Web Services, e Google Cloud.

    Leia também – Malefícios do cigarro eletrônico: alerta da Associação Médica Brasileira

    A Jordânia, que possui uma das maiores taxas de uso de tabaco do mundo, será o país piloto com empresas e outros países participando da discussão. Na semana passada, o governo da Jordânia adotou a proibição de fumo e da vaporização em locais públicos fechados.

    A ligação entre tabagismo e Covid-19 torna essencial que os governos adotem leis abrangentes de controle do tabaco que protegerão a saúde de seu povo durante esta pandemia e depois dela.

    Embora cerca de 60% dos usuários de tabaco em todo o mundo digam que desejam parar, apenas 30% deles têm acesso às ferramentas que podem ajudá-los. A Access Initiative for Quitting Tobacco foi projetada para fornecer serviços de cessação do tabaco que ajudarão as pessoas a superarem seu vício físico e mental.

    Leia também – Efeitos da pandemia: consumo de bebidas alcoólicas em tempos de quarentena