O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (23), que o número de mortes no país pela Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus, chegou a 34. Neste momento, a taxa de letalidade no Brasil está em 1,8%.
As mortes seguem concentradas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Enquanto São Paulo registrou 30 mortes em decorrência da pandemia, foi no Rio de Janeiro que ocorreram os outros quatro registros.
O total de casos confirmados saiu de 1.546 neste domingo (22) para 1.891, um acréscimo proporcional de 22% e de 345 em números absolutos.
Como epicentro da pandemia no Brasil, São Paulo também lidera o número de pessoas infectadas, com 745 casos confirmados. Em seguida vêm Rio de Janeiro (233), Ceará (163), Distrito Federal (133), Minas Gerais (128) e Rio Grande do Sul (86).
Também possuem casos confirmados Santa Catarina (68), Bahia (63), Paraná (56), Pernambuco (42), Amazonas (32), Espírito Santo (29), Goiás (23), Mato Grosso do Sul (21), Rio Grande do Norte (13), Acre (11), Sergipe (10), Alagoas (sete), Piauí (seis), Pará e Tocantins (cinco), Rondônia (três), Maranhão, Paraíba, Roraima e Mato Grosso (dois) e Amapá (um).
Leia também – Hospitais paranaenses adotam medidas para a prevenção à Covid-19
Paraná
Em relação ao Paraná, os dados do Ministério da Saúde são divergentes aos da Secretaria de Estado da Saúde. O órgão paranaense confirmou mais seis casos por Covid-19, totalizando 60 registros da doença no estado.
Os registros divulgados nesta segunda-feira são de pacientes de Curitiba (3), Cianorte (2) e Cascavel (1). As seis mulheres têm entre 28 e 53 anos e estiveram em São Paulo, Emirados Árabes e/ou contato com caso confirmado.
O Paraná tem 1.519 em investigação e 159 oficialmente descartados. O estado aguarda a normalização do sistema do Ministério da Saúde para poder negativar aproximadamente 600 resultados emitidos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A plataforma apresenta instabilidade há cerca de uma semana.
Curitiba
A Secretaria Municipal da Saúde também divulgou o boletim de casos da capital paranaense nesta segunda-feira.
Curitiba registrou mais seis casos do novo coronavírus em moradores da cidade: duas mulheres e quatro homens na faixa entre 28 a 62 anos.
Em cinco desses casos foi constatado viagens ou contato com quem esteve em São Paulo. Uma dessas pessoas retornou da Itália recentemente.
Com os novos registros, são 37 casos confirmados de Covid-19 na capital paranaense. O número de casos suspeitos até o momento é de 233 e outros 131 foram descartados.
Dos 37 casos, apenas três estão em internamento, um casal e o médico a UPA Boqueirão, único que está na UTI, mas com evolução favorável. Como os demais são casos leves, a recomendação é de isolamento domiciliar.
Leia também – Isolamento domiciliar: o que fazer se apresentar sintomas do novo coronavírus
Leia também – Novo coronavírus: o que fazer quando voltar para casa?