Novo coronavírus: Curitiba tem paciente internado em estado grave com Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba confirmou, na tarde desta sexta-feira (20 de março), que há um paciente internado em estado grave por Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. Ele está na UTI de um hospital paranaense e foi internado nesta quinta-feira (19).

Trata-se de um médico, que atende na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Boqueirão. A médica infectologista Marion Burger, da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, salientou que o médico, provavelmente, foi infectado por uma colega de trabalho que viajou recentemente para São Paulo, quando ainda não havia a característica de transmissão sustentável no estado vizinho. A profissional, ao retornar de viagem, apresentou sintomas leves.

Já o médico, nesta semana, apresentou sintomas do Covid-19 e seu quadro evoluiu para uma situação mais grave. “As pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas e avaliadas, o que inclui os colegas de trabalho e os pacientes”, salientou Marion. A colega de trabalho, que provavelmente transmitiu o vírus ao médico, também está sendo monitorada.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, o médico internado atuava na retaguarda da UPA e não tinha tanto contato com pacientes. No entanto, ela ressaltou que todos os cuidados estão sendo tomados neste momento. Quem teve contato com o médico está sendo orientado a fazer isolamento por no mínimo sete dias.

“O caso não denota transmissão comunitária e não foi transmissão a partir de paciente. Os profissionais de saúde possuem os equipamentos adequados para o atendimento”, comentou a médica infectologista Marion Burger. A UPA do Boqueirão vai passar por desinfecção e, posteriormente, deve ser retomado o atendimento com outros integrantes da equipe de saúde.

Outro caso é considerado grave neste momento em Curitiba. Uma mulher, de 58 anos, com uma comorbidade, está internada em um hospital da cidade. Ela já passou pela UTI e teve alta desta unidade. “Ela teve contato próximo com um parente que viajou para Itália. Esta pessoa teve sintomas leves e provavelmente transmitiu o vírus para a paciente. Ela apresentou um quadro bem grave, mas agora a situação está melhor”, contou.

Outras quatro pessoas em Curitiba estão internadas em hospitais e apresentam quadro estável, de acordo com Marion.

Total de casos em Curitiba

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba confirmou, nesta sexta-feira, mais 10 casos de Covid-19 na cidade (incluindo os dois já citados nesta reportagem), totalizando 27 casos na capital paranaense. Além deles, são investigados 332 casos e 83 foram descartados.

Dos 10 casos novos, sete são de pessoas que retornaram de viagem de locais com transmissão sustentável do novo coronavírus. E outros três tiveram contato com viajantes. “Em todos estes casos temos vínculo de contágio. Ainda não consideramos, em Curitiba, transmissão comunitária”, salientou Marion Burger.

A secretária Márcia Huçulak ressaltou a importância das medidas já anunciadas em Curitiba para o combate ao novo coronavírus e a colaboração da população curitibana. Ela reforçou que as unidades hospitalares e as equipes de saúde estão organizadas e prontas para o atendimento, tanto na rede pública quanto na privada, além de destacar que a autoridade de saúde está atenta ao atual momento.

Leia também – Novo coronavírus: estado de emergência no Paraná e fechamento de shoppings e academias

Paraná

Os dados do Paraná também foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde e somam 36 casos.

Existe uma diferença em relação aos dados de Curitiba divulgados pela secretaria municipal, que alegou que a prefeitura de Curitiba trabalha diretamente com os dados notificados aqui na cidade. A Secretaria de Estado da Saúde informou que utiliza um sistema do Ministério da Saúde, que apresentou instabilidade ao longo desta semana e, sem acesso a esta ferramenta, o órgão não tem como informar e notificar novos casos, tampouco analisar e indicar em quais municípios estão localizados os novos suspeitos. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde e por Secretarias Municipais podem ser divergentes, em razão disso.

Leia também – Novo coronavírus: o que fazer quando voltar para casa?

Leia também – Isolamento domiciliar: o que fazer se apresentar sintomas do novo coronavírus