Movimento para flexibilização do uso das máscaras

Estados e municípios se mobilizam para liberar o uso da máscara em ambientes abertos

Flexibilização do uso das máscaras
Debate sobre flexibilização do uso das máscaras mobiliza estados e municípios (Foto: Senivpetro / Freepik)

A flexibilização do uso das máscaras se tornou tema de intensa discussão nos últimos dias em todo o país. Aos poucos, uma série de estados e municípios brasileiros adotam medidas neste sentido, liberando o uso das máscaras em ambientes abertos. O último estado a se posicionar sobre o tema foi São Paulo, que vai anunciar novas ações nesta quarta-feira (9 de março).

Já o estado do Rio de Janeiro foi além: a flexibilização do uso das máscaras também atingiu os espaços fechados. Houve um decreto do governador Claudio Castro, de 3 de março, e agora municípios fluminenses estão estudando medidas locais. A cidade do Rio de Janeiro decidiu liberar o uso das máscaras em locais fechados, inclusive no transporte coletivo.

Leia também – Saiba qual é a melhor máscara para se proteger contra a Ômicron

Leia também – Os efeitos do uso da máscara: casos de sarampo caem

Ainda há estados e municípios que ainda analisam os dados relacionados à pandemia para estudar a flexibilização do uso das máscaras. É o caso de Curitiba (PR) e do próprio estado do Paraná, que argumentam a necessidade de esperar o período pós-Carnaval para saber se isso será possível.

A secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, afirmou nesta terça-feira (8) que a flexibilização do uso de máscaras pode acontecer nos próximos dias, dependendo da avaliação dos números de casos de Covid-19 neste cenário. Caso não haja um registro significativo de diagnósticos no período após o Carnaval, pode acontecer a liberação do uso da máscara em espaços abertos.

Nesta semana, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que a flexibilização do uso de máscaras será estudada a partir da semana que vem, após a compilação dos dados relacionados à pandemia, incluindo confirmações de casos, internamentos e mortes. Ele lembrou que, por pouco, isso não aconteceu no final do ano passado. Mas a explosão de casos causados pela variante Ômicron adiou a discussão.

O médico cardiologista, pesquisador e professor titular da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – que tem acompanhado os dados da pandemia desde o início da crise sanitária -, José Rocha Faria Neto, afirmou em entrevista à Rádio CBN Curitiba na última segunda-feira (7) que as próximas medidas relacionadas à pandemia estão ligadas à flexibilização do uso de máscaras, inicialmente em espaços abertos.

“Com cenário de ampla variação e a atual variante, penso que estamos evoluindo para um momento bom. E penso sobre a flexibilização de algumas medidas impostas. Ainda precisamos aguardar uma semana, após esse período de Carnaval. Ainda é uma semana de observação. Mas não me parece que tenhamos. A flexibilização do uso das máscaras deve ser sim o primeiro passo. Não devemos, como muitos locais fizeram, fazer uma liberação total neste momento. Deve-se começar com os locais abertos e, se não houver piora no cenário, progredir para os espaços fechados”, opinou.

Leia também – Contra gripes e resfriados: máscara e mãos limpas

Leia também – Eu e minha máscara