Novo coronavírus: Paraná tem 14 casos confirmados de Covid-19

O Paraná tem 14 casos de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde. Houve um aumento de dois casos em relação ao boletim divulgado nesta terça-feira (17), a partir de resultados de exames feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen).

Um dos casos confirmados é de uma paciente de Maringá, que tem 46 anos, mora na Espanha, viajou para o Brasil na semana passada já com os sintomas e procurou atendimento no município, onde foi notificado e confirmado o caso de coronavírus. O outro está localizado em Foz do Iguaçu. Uma mulher de 33 anos viajou para o Reino Unido no mês passado, começou a sentir os sintomas no início de março e retornou para Foz do Iguaçu onde reside, há cerca de dez dias.

Os quadros clínicos de ambas são considerados leves e seguem protocolos de isolamento domiciliar.

Atualmente o Paraná possui 14 casos confirmados, 119 descartados e 67 suspeitos, totalizando 200 notificações da doença.

A Secretaria de Saúde do Paraná informou que, em relação ao boletim desta terça-feira, o caso confirmado na cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi corrigido e confirmado para Curitiba. Isto porque a notificação aconteceu na capital paranaense.

O Paraná não registra mortes pela Covid-19. Até a noite desta quarta-feira, o país registrava três mortes, todas no estado de São Paulo. A primeira morte foi divulgada na terça-feira, dia 17.

Pronunciamento

Em pronunciamento na tarde desta quarta-feira, o governador do Paraná, Ratinho Junior afirmou que “cada estado tem uma realidade” e que em alguns houve a chegada mais acelerada da epidemia de novo coronavírus; em outros, foi menos avançada, o que seria o caso do Paraná. “Estamos conseguindo, de certa forma, que esta epidemia chegue de forma mais branda”, comentou.

De acordo com ele, os focos neste momento devem ser os cuidados com os idosos e evitar aglomerações. “Não é proibido sair de casa. Pode ir no supermercado, na farmácia, no comércio local. Mas precisamos evitar o relacionamento muito próximo”.

“Devemos continuar firmes na vigilância em saúde, na etiqueta respiratória, no distanciamento social e, principalmente, no isolamento voluntário domiciliar. São medidas cruciais no combate ao coronavírus”, salientou o secretário da Saúde, Beto Preto.

Ratinho Junior ainda tranquilizou a população e salientou que não há necessidade para corrida aos supermercados e que não faltará comida neste período de combate ao novo coronavírus.

Além disto, o governador determinou a proibição da entrada de ônibus interestaduais vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia. São estados onde há transmissão comunitária do coronavírus ou com um número maior de casos da doença. A medida será implantada a partir desta quinta-feira (19).

O governo do estado também deve solicitar junto à Infraero o cancelamento de rotas áreas destes estados para o Paraná. Mas esta medida depende de autorização do governo federal. À União também será solicitado o fechamento das fronteiras com o Paraguai e Argentina.

Paralelamente, o Paraná deve fazer um monitoramento das pessoas que entram no estado pelas divisas com São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira, o Paraguai anunciou que fechou a Ponte da Amizade, na fronteira com o Brasil por Foz do Iguaçu, por 15 dias.

Decreto

O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, anunciou que o governo do Paraná vai emitir um decreto nesta quinta-feira (19) validando os exames feitos em laboratórios da rede privada que seguem as mesmas premissas e regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde. Isto deve dar mais celeridade na divulgação de resultados, complementando o trabalho já realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que já era uma das referências do Ministério da Saúde para os testes.

Abuso nos preços do álcool em gel

Em pronunciamento na tarde desta quarta-feira, o governador Ratinho Junior reforçou que o Procon do Paraná está aberto para receber denúncias da população sobre preços abusivos na venda do álcool em gel. As denúncias podem ser feitas no site do próprio Procon-PR.

O órgão de defesa fará a fiscalização e as empresas infratoras serão punidas pelo abuso. Elas podem, inclusive, ter o alvará cassado devido à prática abusiva.

Leia também – Unimed Paraná, Abramge e Unidas emitem comunicado sobre o novo coronavírus

Leia também – Ministério da Saúde lança o aplicativo Coronavírus-SUS

Leia também – Novo coronavírus: medidas de prevenção têm impacto direto na resposta do sistema de saúde