A importância da prevenção das arritmias cardíacas e morte súbita

No dia 03 de janeiro, o jogador Alex Apolinário, do Alverca, de Portugal, sofreu uma parada cardiorrespiratória durante o jogo contra o Almeirim, válido pela terceira divisão do campeonato daquele país. O jogador foi reanimado em campo com o uso de um desfibrilador e depois levado para o Hospital de Vila Franca de Xira, em Portugal.

 

Segundo Ricardo Alkmim Teixeira, presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), este não é um caso isolado. “A morte súbita acomete cerca de 300 mil brasileiros todos os anos. Nossa missão é alertar a população sobre a importância de realizar exames preventivos e também aprender a socorrer uma vítima que esteja sofrendo uma parada cardíaca”, ressalta.

Leia também – Obesidade aumenta risco de doenças cardiovasculares

Realizar um check-up cardiológico é imprescindível para se obter o diagnóstico precoce garantindo uma maior chance de sucesso no tratamento das doenças. O exame tem como finalidade avaliar a saúde do seu coração, avaliando os riscos de ter ou desenvolver problemas como as arritmias cardíacas, infartos, morte súbita, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.  

 

“Além disso, é de fundamental importância que a população saiba com agir diante uma parada cardíaca, realizando um atendimento rápido e evitando maiores sequelas na vítima”, explica o presidente. No canal do Youtube da SOBRAC, é possível encontrar vídeos explicativos sobre as arritmias cardíacas, prevenção e como socorrer uma vítima.

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/gnqXQS7A5W8″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

Leia também – Fatores de risco modificáveis podem evitar mortes causadas por doença cardiovascular