Automação de processos na área da saúde

De acordo com dados da Abraidi (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde), mais de 1 milhão de cirurgias eletivas foram adiadas no último ano por causa da alta demanda dos hospitais no período da pandemia Covid-19. Porém, mesmo com essa diminuição, os custos fixos dentro dos centros cirúrgicos seguiram em alta. Somente no primeiro semestre de 2021 a média de custo/hora dos centros cirúrgicos foi de R$783, segundo dados do levantamento realizado pela Planisa. O estudo mostra que, mesmo com a diminuição de cirurgias eletivas neste período de pandemia, os custos seguiram em um valor alto, tornando-se um dos grandes desafios para o segmento da saúde, pois quando não há pacientes, esses gastos fixos não são justificados ou dispensados sem propósito.

 

Segundo Mariana Scaboro, Gerente de Educação da Advanced Sterilization Products (ASP) – empresa do segmento de soluções de esterilização e desinfecção –, esses valores podem ser reduzidos com planejamento adequado e investimento em tecnologia em protocolos, incluindo automação de processos na área da saúde. “Simplificar políticas, reestruturar processos e investir em novas tecnologias devem ser as primeiras atitudes a serem tomadas para a diminuição desses custos. Deve-se fazer uma avaliação da eficiência das rotinas administrativas a fim de identificar e colocar em prática as mudanças necessárias”, orienta a profissional.

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Neste contexto, a tecnologia, principalmente quando se fala de padronização e automação na área da saúde, pode garantir agilidade, eficiência e conformidade na realização dos procedimentos. “Por meio destes passos e da inovação de processos, já considerada uma tendência do setor, já é possível notar mudanças no final das contas, lembrando que podem ser analisadas outras opções que variam de acordo com a necessidade ou estabelecimento de saúde. É fundamental conhecer as opções disponíveis principalmente em um momento crítico não apenas na saúde, mas na economia também”, finaliza a profissional.

Outro exemplo de automação na área da saúde

A automação já chegou nos leitos dos hospitais. Segundo a empresa Seal Telecom, especializa em soluções em diferentes áreas, a tecnologia traz melhora na qualidade do atendimento e segurança. Tendência em hospitais públicos e privados fora do país, a automação de leitos tem ganhado força no Brasil em grandes redes de hospitais que visam oferecer um serviço de alta qualidade. A tecnologia melhora consideravelmente a experiência do usuário, rendendo mais conforto e autonomia a eles.

A automação na área da saúde, neste caso especificamente nos leitos, compreende a autonomia para o paciente que, por meio de um tablet ou um console de automação, tem acesso completo à sua rotina de exames, procedimentos, refeições, medicamentos e solicitações diversas de concierge. Essa automação garante uma maior agilidade nos processos. Além disso, o sistema contribui para diminuir a ansiedade dos pacientes, que sabem exatamente quando terão suas solicitações atendidas. 

Para a equipe assistencial, isto significa contar com um sistema integrado os pacientes têm total controle do leito, acessando de forma remota todos os sistemas como: ar condicionado, persianas, iluminação, IPTV, vídeo chamada, etc. Além de permitir que o enfermeiro atenda a todas as solicitações do paciente, como: refeições, controle de visitantes, agendamento de visitas médicas, exames, entre outros.

Por fim, o sistema de automação de leitos permite a gestão em tempo real de todos os equipamentos do quarto, acompanhamento de chamados (SLA), solicitações de manutenção preventiva, rastreabilidade dessas ações, feedbacks e geração de KPI (indicadores chaves de desempenho). Além de gerir o número de chamados é possível saber o tipo de manutenção a ser realizada. O sistema também permite a integração com o software de manutenção existente.

Além do aumento de conforto, segurança e satisfação dos clientes, a automação traz grandes vantagens para o hospital como a economia de recursos e colheita de dados em tempo real, que possibilitam uma melhor visão do negócio como um todo, para uma gestão ágil e mais ajustada. “A tecnologia aumenta exponencialmente a experiência dos usuários e também das equipes de trabalho, além de tornar o ambiente hospitalar mais humanizado, customizado e acolhedor”, diz Fátima Silano, diretora de building information da Seal Telecom.

* Com informações das assessorias de imprensa

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