Governo do Paraná suspende decreto com medidas mais restritivas para conter avanço da Covid-19

O governo do Paraná decidiu suspender o decreto que havia determinado medidas mais restritivas para conter avanço da Covid-19. O decreto 4942 perdeu a validade nesta terça-feira (14 de julho) e, com isso, setores considerados não essenciais retornam às atividades nesta quarta-feira. No entanto, devem seguir outras regulamentações vigentes e decretos municipais.

O governo estadual informou que a decisão foi tomada por orientação da vigilância epidemiológica.

O decreto 4942 foi publicado no dia 30 de junho e começou a vigorar no dia seguinte, com validade por 14 dias, podendo ser prorrogado por mais uma semana. A possibilidade de extensão estava prevista e dependeria de uma análise do próprio governo do estado. A suspensão foi divulgada no dia em que a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 1.775 casos de Covid-19 e 57 mortes, um recorde de confirmações em um único dia desde o início da pandemia.

As medidas mais restritivas para conter avanço da Covid-19 foram aplicadas nas regionais de Saúde de Londrina, Cascavel, Cornélio Procópio, Toledo, Cianorte, Foz do Iguaçu e Região Metropolitana de Curitiba. O litoral do estado foi incluído posteriormente no decreto e esta é a única que ainda deve seguir as medidas, que serão mantidas até o dia 21 de julho.

Leia também – Paraná e Curitiba anunciam balanços sobre abertura de leitos desde início da pandemia

Curitiba

Com o fim das medidas estabelecidas pelo governo estadual no decreto 4942, o regramento em vigor para o município de Curitiba volta a ser o estabelecido no Decreto Municipal 810/2020. Isto significa que voltam as regras do chamado Alerta Laranja, de acordo com informações da prefeitura municipal.

Essas medidas valem até a publicação de um novo decreto, o que deve acontecer ainda esta semana com o objetivo de atualizar o conteúdo legal frente ao cenário da pandemia de Covid-19 na cidade.

Leia também – Efeitos da pandemia: consumo de bebidas alcoólicas em tempos de quarentena