Segundo dia de Esquenta aborda saúde dos servidores públicos, formação dos médicos do trabalho, entre outros temas – ANAMT


No dia 21 de novembro, a ANAMT deu continuidade à programação do Esquenta, com a realização do III Encontro dos Coordenadores das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho dos Conselhos Regionais de Medicina, sob coordenação da Dra. Simone Assalie, diretora de Ética e Defesa Profissional da Associação.

Ao longo do dia, também foram realizados o workshop Políticas de Atenção à Saúde do Servidor Público e os Fóruns sobre Formação em Medicina do Trabalho e sobre Políticas Públicas em Defesa e Prerrogativas do Médico do Trabalho.

O workshop, coordenado pela Dra. Fabíola de Souza, teve início com a participação de Dr. Pascoal da Costa Neto, que abordou o tema SST em Órgãos Públicos – Aspectos Técnicos e Práticos com Foco no eSocial e GRO. Ele pontuou aspectos como do que adoecem os servidores públicos, exames periódicos que devem ser realizados, eventuais exposições ocupacionais desses trabalhadores e medidas que podem ser adotadas pelos médicos do trabalho, como seguir a legislação vigente, prestar informação de consistência e qualidade, ter protocolos e equipe integrada.


Sobre a implementação do eSocial, ele destacou os eventos de SST relacionados aos órgãos públicos, as mudanças que a ferramenta trará no tratamento das informações, fiscalizações trabalhistas e outras ferramentas da área, como a inclusão do PPP no Meu INSS.

Dra. Luiza Barreiros, Subsecretária de Segurança e Saúde no Trabalho do Distrito Federal, falou sobre A Importância da Gestão de SST na Prevenção de Adoecimento e Promoção da Saúde do Servidor Público, destacando a experiência do governo do Distrito Federal na área, que abrange mais de 183 mil servidores, atendidos por 279 profissionais, entre eles, 55 médicos do trabalho.

Ela abordou também a fundamentação legal da saúde ocupacional do órgão, além das principais áreas de atuação como coordenação de perícias médicas e suas atribuições, além das etapas…



Leia Mais >