Testes da vacina russa contra Covid-19 no Paraná: reunião técnica está marcada pelo governo estadual

O governo do Paraná deve discutir nesta quarta-feira (12 de agosto) a realização de testes da vacina russa contra a Covid-19 no estado. Está programada uma reunião técnica nesta data com a presença do governador Ratinho Junior e o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.

As tratativas entre o estado e a Rússia para testes da vacina russa contra a Covid-19 no Paraná eram anteriores ao anúncio do presidente daquele país, Vladimir Putin, de que a Rússia é a primeira nação no mundo a ter uma vacina registrada. A manifestação aconteceu nesta terça-feira (11). A vacina russa contra Covid-19 deve ser batizada de Sputnik V.

No mês de julho, o governo paranaense havia informado que estudava essa parceria com a Rússia para a testagem e a produção da vacina. No Paraná, o responsável por conduzir a pesquisa será o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que já possui o know-how com produção de vacinas.

Ao Saúde Debate, a assessoria de imprensa do governo do Paraná divulgou a seguinte nota sobre o assunto:

“O Governo do Paraná informa que está em tratativas com a Embaixada da Rússia no Brasil para participar do desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19. Neste momento, as negociações ainda estão em andamento. Dentro deste processo, na quarta-feira (12) haverá uma reunião técnica com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, e equipe. O encontro é para definir os termos de um possível acordo entre as partes, e será coordenado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O Governo do Estado reforça que o Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) é um órgão com capacidade técnica para participar do processo. Após o encontro novas informações serão fornecidas”.

Assim que o convênio for formalizado entre Paraná e Rússia, o protocolo russo sobre a pesquisa da vacina contra a Covid-19 deve ser compartilhado com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autoriza a realização dos testes no país.

Leia também – Vacina contra Covid: Paraná conta com R$ 200 milhões para compra de doses

Leia também – Vacina chinesa contra Covid-19 pode estar disponível em janeiro, diz governador de SP

O órgão informou nesta terça-feira que o laboratório que desenvolve a vacina russa contra Covid-19 ainda não pediu registro no Brasil e que não há qualquer solicitação de entidade ou parceiro sobre esta imunização específica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que monitora, por meio de um painel, o estágio de desenvolvimento das pesquisas contra Covid-19 em todo o mundo. A útlima atualização foi feita há quase um mês e mostrava a vacina russa do Instituto Gamelaya na fase 1 do processo (são necessárias três fases – sendo a última de testagem em humanos para começar a pensar em vacinar a população).

Outros testes de vacina contra Covid-19 no Paraná

O Paraná já assinou um acordo com a China para iniciar a testagem e a produção da vacina contra a Covid-19, também por meio do Tecpar. O termo de confidencialidade foi assinado com a empresa estatal chinesa Sinopharm no dia 28 de julho. A expectativa é que o processo de testagem comece ainda em agosto.

Em outra iniciativa, está sendo testada no Paraná a Coronavac, outra vacina contra Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. Os testes acontecem por meio do Hospital de Clínicas, que participa da pesquisa nacional conduzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo. Os testes pelo Hospital de Clínicas começaram no dia 7 de agosto.

* Com informações da Rádio CBN Curitiba e do portal G1

Leia também – Vacina de Oxford: primeiros resultados promissores