Desde 2020 temos despertado cada vez mais para a falta que a saúde nos faz! Presos em isolamento social em função da pandemia, percebemos o quanto nos cuidar é primordial para que tenhamos qualidade de vida e longevidade. Entretanto, o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, convida à reflexão: antes dessa maior consciência, quantas vezes você já adiou a consulta médica ou a prática de exercícios físicos por falta de tempo?
Os hábitos interferem positiva ou negativamente no corpo e na saúde. Em um contexto de quarentena – quando o psicológico pode estar abalado, as academias fechadas e a mobilidade de compras para escolher os itens saudáveis e frescos para a alimentação reduzida – torna-se ainda mais difícil se cuidar.
Leia também – Investir na própria saúde é o melhor negócio
Leia também – Você sabe qual é a importância de dormir bem para a saúde?
Mas, para te ajudar, listamos abaixo algumas soluções para você cuidar da saúde sem sair de casa, evitando o surgimento de doenças. Confira:
Exercícios Físicos
A primeira, e mais óbvia dica, é começar uma rotina de exercícios. É muito importante praticar atividades diariamente. Desde o ano passado, as diretrizes mudaram e a OMS (Organização Mundial da Saúde) passou a recomendar que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, por semana, quando não houver contraindicação.
Durante a prática, há vários benefícios. Em primeiro lugar, sua taxa metabólica aumenta. Além disso, a viscosidade sanguínea aumenta de 8 litros (nos momentos de repouso) para 100 litros por minuto, levando mais oxigênio para as células do cérebro. É por isso que fazer pelo menos um pouco de exercício de manhã ajuda você a se concentrar mais rapidamente e ficar mais alerta.
Após esse ritual você se sente exausto, mas ao mesmo tempo surpreendentemente energizado. A explicação é que nesse momento seu cérebro começa a liberar mais endorfina e a melhorar o seu humor. Esse hormônio reduz a dor e ativa receptores especiais no seu cérebro. Além de gerar outros efeitos positivos em seu corpo e mente, ajudam a superar vícios e lidar com a ansiedade, depressão e melhorar seu sistema imunológico no geral.
Outra dica é tomar um banho frio após o treinamento para amenizar as dores musculares. Além disso, você começa a dormir melhor, pega no sono mais rapidamente e acorda energizado. Deu pra notar que os exercícios possuem benefícios imediatos, mas se você não tem motivação ou alguém em casa para partilhar dessa rotina, o que não falta são vídeos e grupos na internet para te acompanhar em playlists de musculação, dança e até lutas!
Leia também – Quais os benefícios de manter uma rotina de exercícios?
Alimentação Saudável
Ao escolher os alimentos, nossa tendência é preferir comidas com açúcar, sal e gordura que intensificam os sabores das refeições. As formas e exposições, frascos e embalagens coloridas atiçam nosso olhar tornando-as ainda mais atrativas. Mas, lembre-se que a maior parte delas é ultraprocessada e deve ser consumida com parcimônia. Itens como refeições pré-cozidas, lasanhas, refrigerantes, batatas fritas e carnes vermelhas, quando em excesso, estão ligados a problemas de hipertensão, diabete e câncer.
Faça um exercício agora mesmo. De um lado, liste tudo o que você tem comido e que pertence a uma alimentação inadequada. Do outro, tudo o que se refere a uma alimentação adequada. Qual está maior? Para evitar a tentação, no fim de semana faça um cardápio para a semana e já deixe as refeições da semana pré-preparadas em casa com itens os mais naturais possível, como legumes, verduras e frutas.
Assim, na hora da fome, esquentar ou finalizar seu prato dará o mesmo trabalho que apenas abrir o saco do salgadinho, mas vai te ajudar a garantir um organismo mais distante de problemas de saúde.
Leia também – Como alimentação pode ajudar no controle da ansiedade
Saúde Mental
A pandemia está nos obrigando a vivenciar diversas situações difíceis e inéditas. É comum o aumento das queixas de estresse, ansiedade e medo. E para contribuir com a difícil missão de não nutrir esses sentimentos, quatro atitudes podem ajudar:
1-Evite notícias trágicas. Mantenha-se informado sobre a atual situação sanitária do País para a sua segurança, mas não mergulhe nas histórias de perdas, por exemplo. E inclua na sua rotina conteúdos que te ajudarão a passar o tempo de forma leve – seja com séries ou leituras.
2- Evite pessoas muito negativas. É claro que a pandemia é algo que não podemos ignorar, mas faça um esforço para evitar assuntos de morte e vírus.
3- Mantenha contato com pessoas que ama. Ainda que esteja em isolamento, procure conversar com pessoas que ama por vídeochamada, mensagens ou ligação.
4-Evite o ócio. Procure fazer atividades prazerosas além das obrigatórias. Talvez seja um momento de descobrir um novo hobby, praticar atividade física e quem sabe aprender a cozinhar uma alimentação saudável.
Mapeamento genético
Imagine poder, sem sair de casa e por meio apenas da saliva, ter seu DNA sequenciado pela tecnologia mais avançada do mundo, chamada Exoma, para identificar possíveis variantes que podem aumentar o risco ao desenvolvimento de doenças. É o que faz o meuDNA Saúde, uma ferramenta essencial para que todos tenham acesso a seus dados biológicos, compreendam potenciais riscos e possam agir precocemente na prevenção.
Ao comprar pela internet, o usuário recebe em sua casa tudo para fazer, por conta própria, a coleta do DNA pela saliva, com o cotonete apropriado. Após essas etapas, ele envia o kit ao laboratório e em cerca de seis semanas recebe o e-mail para acessar os resultados.
No laboratório especializado em Sequenciamento de Nova Geração (NGS), o DNA é analisado e, por meio de inteligência artificial e bioinformática, as informações são comparadas a tudo que já existe nos bancos de dados genéticos, para identificar as variações genéticas que podem aumentar o risco de desenvolvimento de cânceres de mama (feminino e masculino), ovário, próstata, colorretal, de pele melanoma e endométrio, além de doenças, como triglicerídeos altos, colesterol alto e doença de Wilson.
Leia também – Dia Mundial da Saúde: cuidado individual e coletivo no enfrentamento da pandemia