Saúde sem Fake News: Água quente com abacaxi não cura câncer

    O portal Saúde Debate está reproduzindo o conteúdo elaborado pelo Ministério da Saúde dentro do projeto Saúde sem Fake News, que tem objetivo de esclarecer as informações que circulam principalmente nas redes sociais, sinalizando se as mesmas são verdadeiras ou falsas.

    São muitas as mensagens compartilhadas pelo Whatsapp indicando um alimento como um tratamento para a prevenção ou a cura para o câncer. Uma delas, inclusive sendo uma das mais antigas, está relacionada à ingestão de água quente com abacaxi. O texto indica que esta combinação “mata células cancerígenas”.

    A equipe do Ministério da Saúde responsável pelo projeto Saúde sem Fake News alerta que essa mensagem sobre água quente com abacaxi é FALSA. Não existe um alimento específico ou milagroso para a prevenção e ou cura do câncer, além de não haver evidências científicas que atribuam tal capacidade à água aquecida com abacaxi.

    Ainda segundo o Ministério da Saúde, o mesmo vale para a água quente com coco ou a água de coco aquecida. Estas duas mensagens também circulam muito pelas redes sociais e são fake news.

    O projeto Saúde Sem Fake News já desmentiu que aspartame possa causar esclerose múltipla e lúpus.

    Qualquer pessoa poderá encaminhar gratuitamente a mensagem que recebeu para o projeto Saúde Sem Fake News. Basta enviá-la ao WhatsApp do Ministério da Saúde: (61) 99289-4640. Este número serve exclusivamente para este serviço.