Saúde sem Fake News: Aspartame não causa esclerose múltipla e lúpus

O portal Saúde Debate está reproduzindo o conteúdo elaborado pelo Ministério da Saúde dentro do projeto Saúde sem Fake News, que tem objetivo de esclarecer as informações que circulam principalmente nas redes sociais, sinalizando se as mesmas são verdadeiras ou falsas.

Nesta semana, será desconstruída a mensagem divulgada por meio do WhatsApp de que o aspartame, utilizado como adoçante em bebidas, causaria esclerose múltipla e lúpus. O texto compartilhado cita que as informações seriam de um artigo assinado por uma médica e indica a “volta” ao consumo do açúcar diante de um indicativo de que os “antepassados” não apresentavam esses sintomas de “doenças modernas”.

O Ministério da Saúde ressalta que o texto é FALSO, além de ser confuso, com diversos erros gramaticais e possuir informações vagas e alarmistas. Estas são características de uma fake news. A mensagem não tem ainda qualquer fundamento científico.

O órgão esclarece que o lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos.

Sobre a esclerose múltipla, é uma doença neurólogica, provavelmente autoimune. Não há nenhuma comprovação científica que o aspartame seja o causador da doença.

Qualquer pessoa poderá encaminhar gratuitamente a mensagem que recebeu para o projeto Saúde Sem Fake News. Basta enviá-la ao WhatsApp do Ministério da Saúde: (61) 99289-4640. Este número serve exclusivamente para este serviço.