CRM-PR realiza workshop sobre gestão do tempo e produtividade para médicos

O Projeto de Educação Médica Continuada e a Comissão de Saúde do Médico do Conselho Regional de Medicina (CRM-PR) promovem, no dia 12 de março, workshop sobre gestão do tempo e produtividade para médicos. O evento é o primeiro de uma série prevista para ser realizada ao longo do ano com base nos resultados da campanha #REPENSE.

Segundo o CRM-PR, gestão do tempo é uma habilidade essencial e muitas vezes um constante desafio pessoal e profissional para os médicos. À medida que as taxas de esgotamento profissional (Burnout) e ansiedade aumentam, o ensino de habilidades eficazes de gestão do tempo é uma das prioridades. Entre os benefícios de melhorar as práticas de gestão de tempo estão a diminuição do estresse, da intensidade dos sintomas de ansiedade e aumento da produtividade, qualidade de vida e bem-estar dos médicos.

O workshop vai contar com uma abordagem conceitual para as estratégias de gestão do tempo e é fundamentada na literatura médica, psicológica e da neurociência, prevendo aplicabilidade nos contextos de cuidado e assistência em saúde. A palestra será conduzida pela psicóloga Fernanda Brenneisen Mayer com moderação da conselheira Laura Moeller.

O evento poderá ser acompanhado presencialmente, na sede do conselho em Curitiba, a partir das 20h do dia 12 de março ou via internet, no mesmo horário. Para se inscrever, basta clicar aqui.

A campanha #REPENSE é uma iniciativa do CRM-PR que teve início em setembro de 2019, com a divulgação de chamadas nas redes sociais da instituição, instigando os médicos e estudantes de Medicina do estado a refletirem sobre aspectos de suas vidas. A segunda etapa da campanha foi a aplicação de questionários para avaliar o contexto sociodemográfico e saúde emocional dos médicos e estudantes, que foram convidados a responder espontaneamente às perguntas e demonstraram grande interesse no tema.

A terceira etapa da campanha consistiu da análise dos resultados, que agora dão origem a eventos de Educação Médica Continuada abordando assuntos que visam melhorar a qualidade de vida e o dia a dia de médicos e estudantes de Medicina, de forma que consigam gerar um equilíbrio entre vida profissional/de estudos e pessoal, promovendo o autocuidado e ações de conscientização sobre ansiedade, depressão e doenças crônicas.