Como problemas dentários podem gerar transtornos como ansiedade

ansiedade
(Foto: Ilustração/Freepik)

A saúde oral afeta diversos aspectos da vida de uma pessoa. Inclusive, pode contribuir para o agravamento de transtornos como a ansiedade, já que a autoestima está plenamente ligada à saúde mental.

O cirurgião-dentista Flávio Pinheiro falou sobre como ter dentes saudáveis e bonitos pode contribuir para o bem-estar do paciente, da mesma forma que os problemas na saúde oral podem gerar graves problemas.

Leia também – Sintomas da tontura: a influência da ansiedade e estresse

Entre os benefícios dos procedimentos que realiza, o dentista citou que após o implante, o paciente tem melhora na mastigação e digestão dos alimentos, aprimora a qualidade estética dos dentes e ainda melhora a autoestima do paciente. “Posso citar o caso de um paciente que por causa da insatisfação com os dentes ele desenvolveu ansiedade, se sentia mal e essa situação acabou sendo um “gatilho” para ele”, contou.

Em um estudo publicado, o PhD em Neurociências, professor Dr., Fabiano de Abreu Agrela, explicou que “a ansiedade é precursora para desencadear os problemas mentais.” Devido a isso, o dentista relembra a importância com o cuidado com saúde bucal: “não podemos achar que ir ao dentista é algo que fazemos simplesmente quando sentimos algum incômodo ou puramente por estética. Mas estamos falando de saúde, de bem-estar e também de autoestima”, finalizou.

*Informações Assessoria de Imprensa