Cinco curiosidades sobre as varizes

varizes
(Foto: Ilustração/Freepik)

Há quem acredite que as varizes são apenas um problema estético. No entanto, elas podem trazer sérios riscos à saúde circulatória, já que provocam a dilatação das veias e prejudicam o retorno do sangue das extremidades do organismo ao coração.

Conforme o cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Márcio Steinbruch, as varizes se manifestam de forma mais frequente nas pernas, mas também podem aparecer em outras partes do corpo, como nos pés. “Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, sensação de peso e queimação”, comenta.

Steinbruch explica que as veias são responsáveis pela drenagem do sangue já utilizado no organismo e o direciona para o coração. Nos membros inferiores, esse trajeto é feito contra a força da gravidade. “Neste caso, é feito com o auxílio da panturrilha, junto às válvulas presentes nos vasos, mas quando há muita pressão dentro deles pode estimular a dilatação e, assim, surgirem as varizes”, explica o especialista.

Leia também – Saúde Vascular: acompanhamento é essencial para evitar sequelas graves

Como diversas dúvidas podem surgir, o cirurgião vascular conta algumas curiosidades sobre o desenvolvimento, possíveis tratamentos e prevenção das varizes.

A hereditariedade é um dos fatores de risco

A predisposição genética pode facilitar o desenvolvimento de varizes, portanto, se alguém da sua família registrar essa doença, é possível que ao longo dos anos também se manifeste em você. Contudo, apenas a hereditariedade não é determinante, isso porque é preciso associação a outros fatores, como: tabagismo, sedentarismo e uso de anticoncepcionais.

Ficar muito tempo em pé pode causar varizes

Passar longos períodos em pé é prejudicial à saúde circulatória, pois a contração muscular é fundamental para o retorno venoso, e quando a pessoa fica nessa posição por muito tempo, os membros inferiores não recebem estímulos e com a força da gravidade, o percurso do sangue das extremidades do organismo ao coração fica prejudicado.

Varizes podem ser tratadas de maneira não invasiva

Há inúmeros procedimentos para o tratamento de varizes, com o avanço tecnológico da Medicina há técnicas não invasivas, como com o uso de laser que permite mais conforto ao paciente e uma recuperação mais rápida.

Crianças e adolescentes também podem desenvolver varizes

Embora seja muito comum as pessoas associarem varizes apenas a partir da fase adulta da vida, elas também podem estar presentes em crianças e adolescentes.

Atividades físicas podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de varizes

Há atividades físicas que ajudam a potencializar a circulação sanguínea, como as caminhadas, por isso, auxiliam nas medidas preventivas das varizes. Além disso, usar meias de compressão (com orientação médica) e controlar o peso corporal também contribuem para evitar complicações circulatórias.

*Informações Assessoria de Imprensa