Carteira de vacinação em dia previne doenças durante as férias

vacinação
(Foto: Wynitow Butenas/Hospital Pequeno Príncipe)

As férias são um fator de alerta para a atualização da carteira de vacinação, isso porque as pessoas fazem atividades em locais públicos e diferentes da rotina e viajam para outras regiões, favorecendo a circulação de micro-organismos. Por isso, após decidir o destino, o Hospital Pequeno Príncipe alerta para a importância de checar com antecedência as vacinas faltantes de toda a família, mas especialmente para crianças e adolescentes.

Leia também – Férias: vacinas e documentos necessários para uma viagem tranquila

As vacinas não têm uma formação de anticorpos imediata, por isso a importância de se imunizar. O ideal é vacinar com um mês de antecedência, porém, quando não for possível, a imunização deve ser feita o mais brevemente possível. “Quando você recebe a vacina, o organismo reconhece a formação de anticorpos e leva, em média, de 10 a 15 dias. Entretanto, se não tiver tempo, mesmo um dia antes da viagem já vale”, esclarece a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Quais vacinas tomar?

A carteira de vacinação deve ser atualizada conforme orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) também recomendam doses complementares disponíveis apenas na rede particular. “O nosso sistema imunológico funciona como um sistema de defesa e, para evitar as infecções, o ideal é treinar essas células de defesa, e isso acontece primeiro pela vacinação”, salienta a especialista.

A médica destaca também que as vacinas recomendadas variam de acordo com o destino. “Por isso, a importância de manter o calendário básico em dia. Quem viaja para regiões afastadas ou para fora do país precisa verificar com o médico, que poderá direcionar de acordo com o destino quais as ocorrências de doenças na região”, completa.

Cuidados além da vacinação

Com a imunização em ordem, outros pontos importantes complementam a orientação dos especialistas para que o sistema imunológico esteja em pleno funcionamento.

  • Consumir água, pois contribui para o bom funcionamento do corpo.
  • Praticar atividade física, mesmo que tenha pouco espaço em casa.
  • Garantir rotina de sono, porque um corpo cansado fica mais suscetível a doenças.
  • Manter uma rotina alimentar balanceada, com horários preestabelecidos.
  • Evitar alimentos que contenham excesso de sódio, açúcar e gordura.

*Informações Assessoria de Imprensa

Acompanhe as notícias de Saúde & Bem Estar clicando aqui