Campanha em apoio ao Dia Nacional de Luta Contra a Queimadura

queimadura
(Foto: Ilustração/Freepik)

Importantes monumentos do país foram iluminados na cor laranja, em homenagem ao Junho Laranja, mês de prevenção aos acidentes com queimadura. A iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em iluminar esses monumentos teve como objetivo reforçar a importância do Dia Nacional de Luta contra Queimadura, celebrado em 6 de junho, instituído por lei em 2009, além de propagar orientações para prevenir e reduzir os acidentes com queimaduras.

Leia também – Produtos de primeiros socorros que todo mundo tem que ter

“Mediante ao elevado número de acidentes envolvendo queimaduras, que ocorre principalmente no ambiente domésticos e com crianças, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica considerou de máxima importância apoiar o Junho Laranja e divulgar informações de prevenção contra esses acidentes, que muitas vezes poderiam ser evitados com atitudes simples”, afirma Lydia Masako Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, médica cirurgião plástica e professora titular da disciplina de Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo.

No Brasil, estima-se que por ano cerca de um milhão de pessoas são vítimas de acidentes com queimaduras. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 77% dos casos acontecem em casa e 40% com crianças de até 10 anos. Na última década, mais de 3 mil crianças, de 0 a 14 anos, morreram em decorrência de acidentes com queimadura e quase 221 mil foram hospitalizadas.

Tratamentos e agravantes 

As sequelas, quando tratadas inadequadamente, podem limitar e comprometer seriamente a qualidade de vida da vítima. Nos casos de queimaduras mais extensas e profundas, os primeiros socorros e a condução do tratamento são essenciais para garantir a saúde do acidentado. “O paciente que sofreu uma queimadura mais profunda só abandona o risco de morte quando passa por cirurgia plástica que repara as lesões e evita infecções severas que podem resultar em problemas de saúde ainda mais comprometedores”, alerta Alfredo Gragnani Filho, médico cirurgião-plástico especializado em acidentes com queimaduras.

Importante ressaltar que em várias unidades de atendimento, o principal agente causador das queimaduras é o líquido inflamável, em especial o álcool líquido, responsável por até 45% das causas de queimadura. A informação é especialmente importante uma vez que a liberação da venda de álcool líquido foi excepcionalmente autorizada no Brasil, devido à covid-19, aumentando os riscos de acidente. Diante do fato, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica reforça seu apoio ao Junho Laranja e reitera a importância propagar informações corretas sobre a prevenção e a condução do tratamento. A seguir, mais informações sobre como prevenir, o que fazer em caso de queimaduras e um espectro da dimensão do problema.

Números das incidências no Brasil 

  • 40,7% dos casos ocorreram com homens
  • 67,7% dos acidentes ocorrem no ambiente doméstico
  • 52% das queimadoras acontecem em decorrência do uso de substâncias quentes
  • 92% dos acidentes domésticos envolvem crianças e adolescentes de 0 a 15 anos

Orientações para evitar acidentes 

  • Mantenha fios elétricos sempre encapados e tomadas cobertas;
  • Evite que cortinas compridas ou tapetes fiquem sobre fios elétricos;
  • Não deixe ferro de passar roupa ligado sem supervisão;
  • Crianças devem manter-se longe da cozinha durante o preparo de alimentos;
  • Prefira utilizar os difusores do fogão de trás e deixe os cabos das panelas virados para trás e para dentro do fogão;
  • Preocupe-se em não carregar crianças no colo enquanto mexe em panelas ou manipula líquidos quentes;
  • Guarde fósforo, velas, álcool e demais produtos inflamáveis longe do alcance das crianças. Em especial, garrafas de álcool devem ser mantidas em locais de difícil acesso;
  • Nunca jogue álcool sobre chamas ou brasas;
  • Evite usar fogos de artifícios. Não deixe crianças perto de lareiras, fogueiras e não incentive a brincadeira com balões

O que fazer em caso de queimadura 

  • Enxague o local com água corrente em temperatura ambiente
  • Proteja a pele danificada cobrindo-a com gaze
  • Retire anéis, pulseiras, relógios e acessórios caso a queimadura tenha sido nas mãos ou braços
  • Dirija-se ao hospital ou posto de saúde mais próximo da sua casa
  • Se não for possível se deslocar, acione o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193)

*Informações Assessoria de Imprensa