A gestão de estabelecimentos de bem-estar e saúde durante e no pós-pandemia

A gestão de estabelecimentos de bem-estar e saúde durante e no pós-pandemia se tornou discussão não apenas dentro do segmento. Academias e outros locais precisaram se adaptar em função da crise da Covid-19. O ano de 2020 foi de muitas surpresas e incertezas, principalmente para o segmento fitness. Com a pandemia, as dinâmicas dos ambientes de treinos mudaram completamente e muitos profissionais da área tiveram que se adaptar às exigências de saúde e, com isso, contaram com a tecnologia que, neste ano, pôde garantir a continuidade das atividades de forma segura e eficaz. Adaptabilidade foi a palavra do ano, não seria diferente para o setor de healthcare e fitness.

Empresas do setor estão monitorando o mercado, para traçar um panorama de como será o futuro das academias a partir da pandemia do coronavírus.

“A pandemia acelerou a transformação digital de todos os setores e o meio fitness foi um dos que mais rapidamente teve que se adaptar. Nesse tempo fizemos pesquisas de comportamento dos gestores de academias e dos alunos, entendendo assim como será daqui pra frente. Tecnologia e higiene nunca são demais e é isso que vai pautar os estabelecimentos desse setor que desejam ter sucesso em um mundo pós pandemia”, explica o especialista Anderson Cichon, CTO da Tecnofit, empresa líder em gestão para academias, estúdios e estabelecimentos fitness em geral.

 

Saúde em primeiro lugar

Em relação aos meios de combate à Covid-19, uma pesquisa da Tecnofit realizada em julho de 2020, mostrou o grau de importância que as pessoas que frequentam academias dão aos protocolos de segurança. Mais de 15 mil pessoas foram entrevistadas, e 72% dos respondentes elencaram como prioridade cuidados com limpeza e higienização geral. Em segundo lugar, com 71% está a disponibilidade de produtos para a higienização, na sequência com 62% está a sinalização adequada para o distanciamento social. Com 42% está a medição de temperatura na entrada das academias, com 31% as placas de acrílico na recepção e 12% elencou a liberação de uso de chuveiros.  

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Conheça as principais tendências para 2021: 

  

Reconhecimento facial  

Como alternativa de segurança geral, que permitirá que alunos e colaboradores evitem o contato com biometria, o reconhecimento facial surge como um sistema para controle de acesso. Por meio de uma câmera que lê rostos de uma forma muito rápida, mesmo que a pessoa esteja utilizando uma máscara, é facilitada a entrada no local.  O sistema de reconhecimento facial permite o controle mais efetivo da região monitorada e é a mais rápida e assertiva solução que o mercado tem disponível.  

  

Aplicativos para gestão de aulas e alunos  

  

Essa é uma das tecnologias que surgiu bem antes da pandemia da Covid-19, mas que está sendo muito importante nesse período, já que o aplicativo é um meio que evita contatos com papéis e formas de pagamento. Com ele, os alunos conseguem acessar avaliações físicas, fichas de exercícios e vídeos com demonstrações de treinos, fazer reservas para aulas, realizar pagamentos, ver histórico financeiro e também ter acesso às notícias de sua unidade. Do outro lado, a academia possui todo o controle de gestão desse aluno de forma rápida e eficiente. 

 

Aulas on-line viraram tendência 

Com a pandemia os gestores enxergaram uma oportunidade para romper barreiras e monetizar um serviço, que antes do isolamento era algo mais distante de acontecer. Agora, os exercícios físicos fazem parte do mundo virtual. As aulas on-line podem servir também como algo complementar aos treinos já feitos em espaços físicos, assim como uma consultoria para aquele aluno que quer treinar todos os dias, mas só tem a disponibilidade de ir à academia três vezes na semana, por exemplo. É uma forma do profissional estar por perto, mesmo que esteja distante fisicamente. 

 

Comunicação mais digital possível

Uma tendência que segue evidente em 2021 é a comunicação ainda mais digital. Hoje, é possível que tudo se resolva por meio da internet com um simples clique na tela de um smartphone. E os espaços fitness estão se apropriando disso cada vez mais, com um marketing digital eficaz, ao fazer a divulgação dos serviços e planos pelo site e redes sociais. A venda on-line está a cada dia mais comum em academias e hoje, ao plano ser contratado pelo alunos, grande parte do serviço pode ser acessado digitalmente. No aplicativo, por exemplo, ficam disponíveis todas as informações em relação aos exercícios físicos e contratos de planos, além de que também é possível fazer o pagamento mensal, facilitando então uma melhor comunicação entre empresa e aluno.

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