Primeira dose da vacina da Pfizer atingiu eficácia de 85%

    Um estudo publicado na revista científica The Lancet, nesta sexta-feira (19 de fevereiro), apontou que a primeira dose da vacina da Pfizer contra Covid-19 tem eficácia de 85% entre duas a quatro semanas após sua aplicação. Os dados do estudo são referentes ao acompanhamento de profissionais de saúde do maior hospital de Israel, onde há uma campanha de vacinação contra a doença desde 19 de dezembro, lançada após um acordo com a Pfizer.

    O convênio previa o envio de milhares de doses da vacina, com a contrapartida do fornecimento de dados biomédicos sobre o efeito do imunizante. Até este momento, 47% da população israelense foi vacinada – o equivalente a 4,2 milhões de pessoas – com pelo menos a primeira dose. Destes, 2,85 milhões receberam a segunda dose.

    Leia também – Vacina contra Covid-19 e gestantes: Pfizer fará testes

    Leia também – Organização Mundial da Saúde aprova uso emergencial da vacina de Oxford

    Neste estudo publicado no The Lancet, foram coletados exames de 9.109 profissionais da área de saúde desde o início da vacinação até o dia 24 de janeiro. Deste público específico, 7.214 receberam a primeira dose da vacina; o restante, não. Destes profissionais de saúde, 170 pessoas contraíram a doença, sendo que 89 deles faziam parte do grupo que ainda não havia sido vacinado. Apenas os funcionários que apresentaram sintomas ou que estiveram próximas de pessoas contaminadas foram testadas para o estudo, que chegou na eficácia de 85% para os casos sintomáticos.

    Armazenamento da vacina da Pfizer

    Também nesta sexta-feira, a Pfizer divulgou mais dados sobre o armazenamento da vacina contra Covid-19. Segundo a empresa, ela pode ser conservada por duas semanas entre -25ºC e -15ºC. Esse patamar é mais elevado do que o apresentado anteriormente pelo laboratório, de -70º C, e pode viabilizar um melhor transporte e distribuição.

    * Com informações do UOL

    Leia também – Especialistas alertam: imunidade pode demorar semanas após vacina contra Covid-19

    Leia também – Diabéticos podem se vacinar contra Covid-19?

    Leia também – Gestantes podem tomar a vacina contra Covid-19?

    Leia também – Pessoas com doenças do coração devem se vacinar contra Covid-19?