O que é a Síndrome do Coração Partido?

    Você já ouviu falar da Síndrome do Coração Partido? O estresse está ligado diretamente com essa situação, também conhecida como “Cardiomipatia do estresse” ou “Cardiomiopatia de Takotsubo”.

    Os sintomas comuns são uma forte dor no peito, falta de ar e cansaço, o que faz com que a pessoa busque atendimento. Em um serviço de emergência, por exemplo, esse paciente faz um eletrocardiograma, que apresenta alterações semelhantes aos de um infarto. O cateterismo é indicado para verificar se há obstrução nas vias coronárias, que é a causa mais comum dos infartos.

    Na Síndrome do Coração Partido, o paciente vivencia todo esse processo, mas o cateterismo não aponta obstrução, mas, sim, partes do coração que não conseguem contrair corretamente, gerando fraqueza do coração.

    Em grande parte das vezes, ela é causada após uma forte emoção, como a perda de um familiar. Segundo a cardiologista e coordenadora do serviço de check-up do Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba (PR), Aline Moraes, as causas não são ainda bem claras, mas a teoria mais aceita é que a emoção gere uma descarga de catecolaminas (como a adrenalina) em níveis tóxicos, que chegam a fazer vasoespasmo (fechamento) dos vasos coração. Com isso, não chega sangue suficiente para a região do coração afetada, o que compromete a força do batimento cardíaco.

    Leia também – Sociedade Brasileira de Cardiologia promove campanha Setembro do Coração

    A doença não é comum – estima-se que atinja cerca de 1% dos pacientes que chegam com dor no peito nos serviços de pronto atendimento – e atinge principalmente mulheres, particularmente asiáticas. Daí a origem do nome Takotsubo, uma armadilha para polvos cujo formato se assemelha ao do coração.

    “Embora não seja uma doença comum, se a fraqueza do coração for muito intensa, pode colocar a vida do paciente em risco por insuficiência cardíaca grave, arritmias, insuficiência respiratória e até acidente vascular encefálico. Mas, felizmente, a grande maioria melhora completamente ao longo de quatro a oito semanas”, esclarece a cardiologista.

    Síndrome do Coração Partido: efeitos da pandemia

    Especialistas vêm alertando sobre os impactos da pandemia na saúde mental e física dos pacientes. O estresse causado pelo receio de contrair uma doença ainda relativamente desconhecida e os efeitos do isolamento social podem desencadear enfermidades como a Síndrome de Takotsubo, hipertensão arterial e, até mesmo, infarto. 

    Segundo a psicóloga do serviço de check-up do Hospital Marcelino Champagnat, Raquel Pusch, o estresse faz parte da vida de todos nós. O segredo está em administrá-lo, isto é, deixá-lo a nosso favor. “Para lidar com os efeitos emocionais da pandemia, é necessária uma força-tarefa do indivíduo com ele mesmo. É preciso identificar os fatores modificáveis do estresse em busca de melhor qualidade de vida. A má administração desses sentimentos e a falta de visão de uma ‘saída’ são exemplos de situações que desorganizam a pessoa, criando um campo propício para o aparecimento de doenças cardíacas”, comenta. 

    Buscar manter hábitos alimentares saudáveis, evitar o tabagismo e sedentarismo, continuam sendo dicas fundamentais para uma boa saúde. No atual contexto, atividades que proporcionem maior qualidade de vida e ajudem a controlar o estresse entram na lista de quem pretende cuidar da saúde.

    “Também é essencial que a população siga corretamente seus tratamentos de saúde e busque atendimento médico ao menor sintoma cardíaco. Independentemente da patologia, é necessário iniciar um tratamento precoce para evitar agravamentos e riscos de vida”, aconselha a cardiologista. 

    Leia também – Efeitos da pandemia: Covid-19 e depressão

    Leia também – Depressão: causas e a busca por solução