Mitos populares dificultam diagnósticos de doenças da tireoide

    Sintomas de depressão, falta de motivação ou concentração, dificuldade de engravidar e irritabilidade, queda de cabelo, não são reconhecidos por muitos como um possível problema da tireoide. Por isso, é importante saber o que é a tireoide e como ela funciona. Você conhece o funcionamento e sabe como está a sua?

     

    A tireoide é uma glândula pequena, mas de grande importância para a saúde geral do indivíduo. Localizada na região anterior e inferior do pescoço, abaixo do gogó, como é popularmente conhecido, ela é importante para o bom funcionamento de vários órgãos, como coração, fígado, intestino, cérebro, pois produz os hormônios denominados triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que são como combustíveis das células do nosso organismo.

    Leia também – Medicina Integrativa: foco na pessoa como um todo

    Leia também – Medicina Integrativa favorece redução na busca por Pronto Atendimento

    O endocrinologista Gustavo Cancela e Penna, coordenador do Núcleo de Tireoide no Instituto Orizonti, em Belo Horizonte (MG), afirma que a multidisciplinariedade é importante no acompanhamento, diagnóstico e tratamento de doenças da tireoide – já que ela interfere em todo o corpo humano. O núcleo é composto por especialistas em tireoide de várias áreas (endocrinologia, cirurgia de cabeça e pescoço, radiologia, anatomia patológica, medicina nuclear e oncologia). “A glândula desempenha um papel importante na regulação do metabolismo das pessoas, inclusive para manter as funções vitais do corpo, como a respiração, circulação e digestão; age como se fosse um grande maestro, regendo o funcionamento da grande o orquestra que é o corpo humano”, afirmou o médico.

     

    Para Gustavo Penna, os distúrbios de funcionamento da tireoide são cercados por muitos mitos populares. “Muitas vezes o diagnóstico e o tratamento são feitos da maneira incorreta, ou a glândula é “culpada” por problemas que não foram causados por ela, como a frequente associação de hipotireoidismo e obesidade, como recomendações equivocadas de se usar formulações com iodo para tratar ou “evitar” doenças da tireoide – o que não se justifica, visto que já temos quantidades suficientes de iodo em nosso sal usado na alimentação” por isso. Os sintomas, muitas vezes inespecíficos, podem ser confundidos com outras doenças. Por isso, ter profissionais especialistas ajuda no diagnóstico correto. Reposição de iodo e de hormônio tireoidiano mal indicados, são ser prejudiciais e até perigosos”, comentou ele.

     

    Problemas da tireoide podem fazer com que ela produza os hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo. Alguns exames de sangue específicos são uma maneira simples de identificar os distúrbios da tireoide, além de auxiliarem o médico durante o tratamento e acompanhamento do paciente.

     

    “Essas irregularidades da tireoide podem afetar a qualidade de vida do paciente, trazendo alterações, relacionadas ao excesso ou falta dos hormônios, respectivamente, como perda de peso ou dificuldade de emagrecer, agitação ou cansaço excessivo e até depressão, taquicardia/arritmia cardíaca, tremores ou bradicardia, insônia ou sonolência excessiva, dentre outros. São sintomas facilmente confundidos com outras doenças”, disse Gustavo Penna.

     

    Já no caso do câncer de tireoide, segundo os coordenadores do Núcleo de Tireoide, o endocrinologista Gustavo Penna e o cirurgião de cabeça e pescoço do Orizonti, Gustavo Meyer, a incidência é crescente em todo o mundo. “Muitas pessoas têm nódulos na tireoide, mas não sabem disso. Em mulheres acima de 55 anos, chega a ser mais frequente ter um nódulo na tireoide do que não ter”, alertou. “Entretanto, a maioria desses nódulos não precisam de tratamento, pois são benignos. Mesmo nos casos de câncer, em estado bem inicial podem ser conduzidos sem necessidade de cirurgia, com adequado seguimento ultrassonográfico. E para os pacientes que precisam de tratamento, novas técnicas possibilitam a cura da doença sem cicatriz no pescoço, completou o especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, Gustavo Meyer.

     

    Para a abordagem do nódulo e câncer de tireoide, ressalta Gustavo Penna, é um grande diferencial ter esse fluxo de atendimento, composto por várias especialidades, onde têm-se a experiência dos especialistas aliada à tecnologia, e pode-se realizar pesquisa de mutações moleculares e genéticas relacionadas, por exemplo, que podem ajudar na definição diagnóstica de casos duvidosos, ter papel no prognóstico em outros casos e até na definição do tratamento específico de acordo com mutações encontradas, em casos mais específicos e avançados da doenças, finaliza Gustavo Penna.

    Confira alguns mitos e verdades sobre o que a disfunção da glândula pode causar:

    1. Queda de cabelo, suor excessivo e unhas frágeis podem indicar problemas da tireoide

    VERDADE

    2.    O hipotireoidismo pode causar depressão

    VERDADE

    3.    Todo nódulo de tireoide é câncer

    MITO

    4.    O cansaço pode ser um dossintoma das doenças da tireoide

    VERDADE

    5.    Pessoas com irritabilidade, falta de concentração e perda de memória podem estar sofrendo com doença da glândula tireoidea

    VERDADE

    6.    Algumas pessoas têm mais chances de ter problemas de tireoide

    VERDADE

    7.    Apenas as mulheres mais velhas podem vir a desenvolver algum distúrbio da tiroide

    MITO

    8.    Consumir iodo extra vai melhorar a saúde da minha tiroide

    MITO

    9.    Todas as pessoas com problemas de tiroide têm olhos salientes

    MITO

    10. Se eu tiver hipotiroidismo não vou conseguir emagrecer

    MITO

    11. Posso fazer a gestão do hipotiroidismo apenas com uma dieta

    MITO

    Leia também – O papel de cada um no combate à meningite

    Leia também – “A Medicina mudou e nunca mais será a mesma”