Manter a boca saudável ajuda a evitar o colesterol alto

boca saudável
(Foto: Divulgação)

O colesterol é um tipo de gordura do nosso organismo, um componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo que está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. E nem todo mundo sabe, mas existe uma relação direta entre boca saudável e colesterol sob controle.

Por meio do colesterol o corpo produz alguns hormônios que auxiliam na digestão das gorduras. No entanto, ao circular no sangue em níveis elevados representa um risco à saúde, podendo levar a doenças cardiovasculares, pressão alta, entupimento das veias e até causar infarto e derrame (AVC).

Leia também – A importância da higiene bucal durante a gravidez

Segundo o Cirurgião-Dentista, Coordenador da Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e Docente da disciplina de Odontologia Hospitalar da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Keller de Martini, existem hoje muitos trabalhos evidenciando a ligação entre a falta de higiene oral e enfermidades do coração como infarto e endocardite, entre outras.

Keller explica que a nossa boca aloja inúmeras bactérias. Por isso, quando não há uma boa higiene bucal ocorre a formação da placa bacteriana sobre os dentes, que podem trazer agravos sistêmicos aos pacientes. “Os maiores agravos que podemos ter na cavidade bucal devido a essa formação da placa bacteriana são cáries, gengivite e periodontite. E, por meio destas, as bactérias podem cair na corrente sanguínea chegando até o coração, colonizando as válvulas e provocando doenças como aterosclerose, AVC e infarto”.

O Cirurgião-Dentista acrescenta que o mais importante para que as pessoas mantenham um nível ideal de colesterol é levar uma vida saudável. E ele lembra que a saúde começa pela boca, portanto, o controle da saúde bucal também é um ponto fundamental para evitar agravos. “Uma ótima higiene bucal, alimentação saudável, exercícios físicos regulares e o controle periódico nos consultórios odontológicos será de grande valia a todos os pacientes”.

Medicações

Com relação aos medicamentos, Keller explica que algumas medicações podem afetar a saúde bucal, provocando por exemplo a diminuição da formação do fluxo salivar, trazendo a sensação de boca seca aos pacientes e até lesões na cavidade bucal.

Nesse caso, ele informa que é fundamental a utilização de enxaguantes com flúor, uma boa escovação dos dentes, uso de fio dental diário, enxaguantes específicos, laserterapia de baixa

potência e até mesmo medicamentos estimuladores do fluxo salivar, sempre com orientação do Cirurgião-Dentista. “Hoje a Odontologia está integrada às equipes multidisciplinares e, no caso de pacientes com agravos cardiológicos, é pontual a intervenção do dentista, atuando de forma preventiva e curativa”.

*Informações Assessoria de Imprensa